Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Sequências Numéricas: uma Revisão de Literatura no Portal de Periódicos da CAPES

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022009

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Matemática, Ensino

Resumo

Este estudo investiga o uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) no ensino de Matemática, especialmente em Sequências Numéricas. Com base nas Tecnologias Digitais, notadamente nos ODA, buscamos trabalhos no Portal de Periódicos da CAPES que abordassem o emprego desses recursos no ensino de Ciências e Matemática. Analisamos literatura indexada entre 2009 e 2021, destacando a relação entre Tecnologias Digitais, ODA e o ensino de Matemática. Observamos que os estudos sobre Sequências Numéricas eram menos frequentes em comparação com outros tópicos do currículo matemático. No entanto, as pesquisas científicas refletem a crescente importância das Tecnologias Digitais no ambiente escolar, evidenciando seu impacto no processo de ensino e aprendizagem, mesmo que os estudos sobre Sequências Numéricas sejam menos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Biografias Autor

Bruno Ferreira Borges, SEDUC MT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da rede básica de ensino do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil.

Minéia Cappellari Fagundes, UNEMAT

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM e no Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Diego Piasson, UNEMAT

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM e no Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BARRETO, L. S. F.; BARBOSA, N. M. Aplicativos gratuitos como ferramenta tecnológica no desenvolvimento do Cálculo Mental: uma metodologia lúdica para o Ensino Fundamental. Revista Eletrônica da Matemática - REMAT, v. 4, n. 1, p. 115-131, 2018. https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2750

BEZERRA, C. C.; SOUZA R. P. de; SILVA, E. de M.; MOITA, F. M. G.(Org). Teorias e práticas em tecnologias educacionais. SciELO Books, 2016. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/fp86k/pdf/sousa-9788578793265.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021

BRAGA, J. (Org.). Objetos de Aprendizagem: Vol 1 - Introdução e Fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014. Disponível em: https://pesquisa.ufabc.edu.br/intera/wp-content/uploads/2015/12/objetos-de-aprendizagem-v1.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basencionalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Acesso em: 23 fev. 2021.

CARDOSO, F. H.; CARBO, L. Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 3, n. 1, p. 120-135, 2017. https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2130

CARVALHO, R. L.C.; CASTRO FILHO, J. A. de; MAIA, D. L.; PINHEIRO, J. L. Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores com suporte das tecnologias digitais
Conceptual field multiplicative contributions for teacher formation with initial support of digital technologies. Revista Educação Matemática Pesquisa - EMP, v. 18, n. 1, p. 153-177, 2016.

DA ROSA LUTCHEMEYER, R.; SCHEFFER, N. F. Objetos de Aprendizagem uma Proposta Prática para o Ensino de Logaritmo. Revista Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC, v. 2, n. 3, p. 25-37, 2012. https://core.ac.uk/reader/322641710

DE ALBUQUERQUE, R. A. P.; DO NASCIMENTO, R. A. Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo. Revista Eletrônica da Matemática - REMAT, v. 2, n. 1, p. 46-57, 2016. https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1226

DE CARVALHO, T. K.; DE LIMA, G. F. C. A.; MARTINS, F. A. As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. Revista Eletrônica da Matemática - REMAT, v. 4, n. 1, p. 55-67, 2018. https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2680

DE PAULA SOUZA, T. V.; SOUZA, E. V. de P.; SILVA, T. G. N. da.; SILVA, D. de M.; RIBEIRO, M. E. N. P. Proposta educativa utilizando o jogo RPG Maker: Estratégia de conscientização e de aprendizagem da química ambiental. Revista HOLOS, v. 8, p. 98-112, 2015. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1844

FELCHER, C. D. O.; FERREIRA, A. L. A.. O ensino dos números racionais por meio de atividades de pesquisa e investigação: buscando desenvolver o pensar. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 236-250, 2018. Doi: 10.14483/23464712.12500

LAGRECA, M. do C. B; MORAES, M. C.; LIMA, V. M. do R.; RAYMUNDO, V. P.; GESSINGER, R. M. Estudo do Lançamento Vertical: Uma Proposta de Ensino por Meio de um Objeto de Aprendizagem. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 543-561, 2012. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p543

LAVOR, O. P.; MARTINS, K. M. de L. Potencializando o ensino de Matemática através de objetos de aprendizagem. Revista e-Mosaicos, v. 9, n. 21, p. 173-186, 2020. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46565

LIMA, J. M.; SIPLE, I. Z.. GeoGebra grupos e objetos de aprendizagem: um recurso para exploração do raciocínio covariacional em tempos de aulas não presenciais. Revista BOEM, v. 9, n. 18, p. 253-273, 2021. https://doi.org/10.5965/2357724X09182021253

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: Ensino Fundamental Anos Finais. Mato Grosso, 2018. Disponível em: https://sites.google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/cadernos-pedag%C3%B3gicos?authuser=0. Acesso em: 20 fev. 2021.

MENDES, R. M.; SOUZA, V. I.; CAREGNATO, S. E. A propriedade intelectual na elaboração de objetos de aprendizagem. In: Cinform–Encontro Nacional de Ciência da Informação. Anais do Cinform–Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2004. Disponível em: https://cinform-anteriores.ufba.br/v_anais/frames.html.

Acesso em: 20 fev. 2021.

MENDONÇA, M. V.; ARAÚJO JR, C. F.; SILVEIRA, I. F. Critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (m-learning). In: Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE. Anais do Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2015. Disponível em: https://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/544-549.pdf.

Acesso em: 20 fev. 2021.

MONZON, L. W.; GRAVINA, M. A. Uma Introdução às Funções de Variável Complexa no Ensino Médio: uma possibilidade através do uso de animações interativas. Boletim de Educação Matemática - Bolema, v. 27, n. 46, p. 645-661, 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300020

OGLIARI, L. N. A Matemática no Cotidiano e na Sociedade: perspectivas do aluno do ensino médio, 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3074.

PUHL, C. S.; MÜLLER, T. J. Mapeamento em anais de eventos: a busca por objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos na Engenharia Elétrica. Revista Eletrônica da Matemática - REMAT, v. 3, n. 2, p. 12-23, 2017. https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2457

RAMOS, I. de J. ; AMARAL, L. H. Relações e interações dos professores de ciências e matemática com as tecnologias. Revista HOLOS, v. 4, p. 226-241, 2012. https://doi.org/10.15628/holos.2012.945

REINALDO, F.; MAGALHÃES, D. R.; REIS, L. P.; GAFFURI, S.; FREDDO, A.; HALLAL, R. Impasse aos desafios do uso de smartphones em sala de aula: investigação por grupos focais. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação - RISTI, n. 19, p. 77-92, 2016. Doi: 10.17013/risti.19.77–92

SILVA, E. C. da; FERNANDES, J. A.; SILVA, B. D.; MORELATTI, M. R. M. Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática. Revista Holos, v. 8, p. 303-317, 2017. https://doi.org/10.15628/holos.2016.5165

SOUZA JUNIOR, J. C; CARDOSO, A.; CALIXTO, R. A. GEOGEBRA 3D: uma ferramenta para estudo de volumes no ensino médio. Revista Eletrônica da Universidade Vale do Rio Verde - VALE, v. 12, n. 1, p. 755-764, 2014. http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1433

TAROUCO, L. M. R.; COSTA, V. M. da; AVILA, B. G.; BEZ, M. R.; SANTOS, E. F. dos. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102993/000937201.pdf

TENÓRIO, A.; TAVARES, M. A. de O.; TENÓRIO, T. O emprego de jogos educativos digitais como recurso auxiliar para a aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau. Revista Eletrônica da Matemática - REMAT, v. 2, n. 1, p. 29-45, 2016. https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1289

VIEIRA, K.V. M.; SOUSA, R. P. de. Objeto de Aprendizagem Empregado como Recurso Multimídia na Microbiologia. SciELO Books, 2016. Disponível em: https://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265-06.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

Publicado

2022-12-10

Métricas


Visualizações do artigo: 144     PDF (Português (Brasil)) downloads: 65

Como Citar

BORGES, Bruno Ferreira; FAGUNDES, Minéia Cappellari; PIASSON, Diego. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Sequências Numéricas: uma Revisão de Literatura no Portal de Periódicos da CAPES. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 5, p. e2022009, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022009. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/150. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.