A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA:CONTRIBUIÇÕES PARA VIDA COTIDIANA DAS PESSOAS DA TERCEIRA IDADE

Autores

  • VÂNIA HORNER DE ALMEIDA vaniahorner@hotmail.com
    SEDUC

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.233-243

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem; Inclusão.

Resumo

Resumo

Nesse trabalho descreve-se um projeto desenvolvido com um grupo de pessoas da terceira idade, utilizando-se da metodologia da Modelagem Matemática para auxiliar na compreensão da Matemática Financeira. Este trabalho tem como objetivo verificar como a Modelagem Matemática pode contribuir para a vida cotidiana das pessoas da terceira idade; identificar o conhecimento matemático dos sujeitos envolvidos; averiguar numa amostragem a porcentagem de idosos com financiamento ou consignado e apresentar aos idosos modelos matemáticos que os ajudem na escolha da compra e ao realizar um empréstimo financeiro; buscando analisar quais contribuições que a proposta traz para o grupo da terceira idade, serão abordados conteúdos matemáticos que possam ser relacionado com o cotidiano dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Conclui-se que houve importantes discussões e o desenvolvimento dos conteúdos de Matemática Financeira e Estatística, obtendo-se excelentes resultados em relação ao interesse e à aprendizagem do grupo de idosos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-07-31

Métricas


Visualizações do artigo: 309     PDF downloads: 899 PDF downloads: 0

Como Citar

DE ALMEIDA, VÂNIA HORNER. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA:CONTRIBUIÇÕES PARA VIDA COTIDIANA DAS PESSOAS DA TERCEIRA IDADE. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 233–243, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.233-243. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/4. Acesso em: 27 abr. 2024.