Licenciaturas Interculturais na formação de professores(as) indígenas para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024001

Palavras-chave:

Cursos de Licenciatura Intercultural, Formação de Professores(as) indígenas, Educação Matemática, Interculturalidade

Resumo

O estudo consiste em um levantamento sobre os cursos de Licenciatura Intercultural voltados à formação inicial de professores(as) indígenas para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas indígenas. Complementa-se a pesquisa com um mapeamento de dissertações e teses produzidas com a mesma temática, realizado na Plataforma Capes. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica e documental, sistematizada a partir dos principais referenciais teóricos que abordam a educação escolar e a formação de docentes indígenas, além dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Como resultado, constata-se que a maioria dos cursos está mais voltada para o trabalho nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Por outro lado, as pesquisas que versam sobre a temática investigada ainda são incipientes e carecem de mais pesquisadores(as) dispostos(as) a investigar as possíveis implicações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem da Educação Matemática na formação de docentes indígenas.

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Biografia do Autor

Patricia Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso

 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente Titular do Departamento de Ensino e Organização Escolar Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

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Publicado

2024-01-25

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Como Citar

DIAS, Patricia; DARSIE, Marta Maria Pontin. Licenciaturas Interculturais na formação de professores(as) indígenas para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 7, p. e2024001, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024001. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/112. Acesso em: 29 abr. 2024.