A INTERCONEXÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • VÂNIA HORNER DE ALMEIDA SEDUC
Palavras-chave: Palavras-chave: Educação Matemática; Tendências; Prática Pedagógica

Resumo

Resumo

 

Este trabalho é norteado pela seguinte questão: qual é a interconexão entre as Tendências em Educação Matemática? Desse modo, elencamos as seguintes Tendências em Educação Matemática a serem analisadas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Jogos e Materiais Manipulativos e História da Matemática. O objetivo é compreender as analogias das Tendências da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo por meio de estudo bibliográfico. Os resultados encontrados possibilitaram verificar que as Tendências Metodológicas em Educação Matemática têm algumas ligações de uma com a outra, sendo possível trabalhar em sala de aula com duas ou mais tendências num mesmo trabalho pedagógico, fato esse que enriquece o fazer pedagógico nas aulas de Matemática na Educação Básica.

Resumo

 

Este trabalho é norteado pela seguinte questão: qual é a interconexão entre as Tendências em Educação Matemática? Desse modo, elencamos as seguintes Tendências em Educação Matemática a serem analisadas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Jogos e Materiais Manipulativos e História da Matemática. O objetivo é compreender as analogias das Tendências da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo por meio de estudo bibliográfico. Os resultados encontrados possibilitaram verificar que as Tendências Metodológicas em Educação Matemática têm algumas ligações de uma com a outra, sendo possível trabalhar em sala de aula com duas ou mais tendências num mesmo trabalho pedagógico, fato esse que enriquece o fazer pedagógico nas aulas de Matemática na Educação Básica.

Publicado
2018-12-07