METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE DE PESQUISA

  • Juliana Stascovian Escola Estadual "29 de Novembro"
  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Senhora UNIC - Universidade de Cuiabá
Palavras-chave: Livro Didático., Ensino de Matemática., Escola Primária.

Resumo

Este trabalho é parte inicial da pesquisa de Mestrado em desenvolvimento com o objetivo de analisar as potencialidades do livro didático de Matemática como uma ferramenta essencial para a formação do professor da escola primária. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Tem como objeto de estudo o manual pedagógico “Escola Viva: Metodologia do Ensino Primário” do Professor Afro do Amaral Fontoura do ano de 1965 com a finalidade de compreender os processos e dinâmicas do processo de formação de professores da escola primária e consequentemente o ensino de Matemática em outros tempos. A abordagem da pesquisa é a teórico-metodológica da história cultural ancorada em autores como Chartier (1990) na História Cultural, Chervel (1990) com a História das Disciplinas Escolares e Julia (2001) que escreve a História das Disciplinas Escolares como Objeto Histórico.

Biografia do Autor

Juliana Stascovian, Escola Estadual "29 de Novembro"

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade de Cuiabá - UNIC e Professora na Escola Estadual “29 de Novembro” em Tangará da Serra - MT

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Senhora, UNIC - Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Publicado
2018-12-07