Tecnologia e História da Matemática potencializando o saber em sala de aula

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022002

Palavras-chave:

Educação, História da Matemática, Tecnologia, Didática, Planejamento

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre os avanços da tecnologia e da História da Matemática como recurso pedagógico. Para tanto tem como pergunta de investigação de que modo a História da Matemática e as Tecnologias podem proporcionar atuação de forma colaborativa e criativa? Pretende-se investigar como elas têm sido poderosas ferramentas de inclusão e responsáveis pelas mudanças na forma como a sociedade se comunica e se relaciona na atualidade, visto que inovar não significa criar algo totalmente novo ou mudar completamente um conceito. A inovação pode estar em pequenas mudanças ou mesmo em adaptações. O artigo discute que, além de planejamento, conhecimento escolar e atualização constante é preciso reaprender a aprender para absorver o novo estando aberto a mudanças. Por fim, a pesquisa ressalta que o cenário contemporâneo sugere aulas voltadas para uma ótica participativa, com sugestão de melhorias, uso de novas metodologias e busca por maior eficiência.

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Biografia do Autor

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre em Educação e Docência na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado (lato sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio pelo Instituto Kennedy IFESP/RN (2009), Pós graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Pós graduado (lato sensu) em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007) e possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou como tutor à distância do curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Educação à Distância da UFOP. Tem interesse pelas áreas: cultura, etnomatemática e história da educação matemática.

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Publicado

2022-04-05

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Como Citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo. Tecnologia e História da Matemática potencializando o saber em sala de aula. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 5, p. e2022002, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/93. Acesso em: 29 abr. 2024.