O Ensino de Probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023007

Palavras-chave:

História da probabilidade, Jogos e materiais manipuláveis, Sequência didática, Ensino de probabilidade

Resumo

Os jogos e materiais didáticos têm se tornado importantes instrumentos didáticos no ensino em todos os níveis, podendo ser associados a conceitos de diversas áreas, incluindo a Matemática. Este trabalho tem como problemática: quais a premissas necessárias para a elaboração e utilização de uma sequência didática, com o uso de jogos, para o ensino e aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio? Para elucidar essa questão, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica na constituição de uma evolução histórica do objeto matemático probabilidade e investigar o uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de Matemática. A sequência didática resultante utiliza o jogo denominado Roleta das Probabilidades, que é destinado ao ensino de conceitos como espaço amostral, evento certo, evento impossível, evento complementar, união e intersecção de eventos, além de cálculo de probabilidade. O material produzido neste trabalho pode ser aplicado nos demais conteúdos de probabilidade, visto que o jogo produzido pode ser facilmente readequado até mesmo para outros conteúdos da Matemática.

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Biografia do Autor

Erica Cristina da Silva Andrade, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Professor Adjunto na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor Assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Gurupi, Tocantins, Brasil.

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Publicado

2023-11-16

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Como Citar

ANDRADE, Erica Cristina da Silva; CARNEIRO, Rogerio dos Santos; CARNEIRO, Raylson dos Santos. O Ensino de Probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023007, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023007. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/130. Acesso em: 9 maio. 2024.