Análise dos registros de representação semiótica em equações algébricas: um estudo em livros didáticos de matemática no terceiro ciclo do ensino fundamental no Haiti

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023014

Palavras-chave:

Registro de representação semiótica, livro didático, ensino fundamental haitiano, equação algébrica.

Resumo

Este trabalho faz parte de nossa dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. O objetivo deste artigo é analisar os registros de representação semiótica presentes em exercícios que tratam da noção de equação em livros didáticos de matemática do terceiro ciclo do ensino fundamental no Haiti. A abordagem teórica adotada foi a teoria dos registros de representação semiótica de Duval, que nos permitiu coletar, analisar e interpretar dados relevantes para compreender melhor a complexa dinâmica entre a língua natural, a representação gráfica, linguagem simbólica. A abordagem metodológica é qualitativa, documental, do tipo estudo de caso. A análise dos livros mostra que o registro algébrico predomina no livro da 8ª série (54,29% dos exercícios), enquanto o registro da linguagem natural está mais presente no livro da 9ª série (73,28%). Notamos uma ausência de representação gráfica, limitando a compreensão das relações matemáticas e isso pode dificultar a compreensão de conceitos abstratos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Virgilinx Gustave, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Licenciado em Ciências da Educação pela Université Publique du Nord em Cap-Haitien (UPNCH).

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

Referências

BARALLOBRES, G. Caractéristiques des pratiques algébriques dans les manuels scolaires québécois. Petit X, n. 80, p. 55-76, 2009. Disponível em: https://publimath.univ-irem.fr/numerisation/PX/IGR09010/IGR09010.pdf. Acesso em 25 de abril 2023.

DENARDI, V. B. Teoria dos Registros de Representação Semiótica: contribuições para a formação de professores de matemática. XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pelotas, 2017. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/files/2018/10/gd04_vania_denardi.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

DUVAL, R. Comment décrire et analyser l’activité mathématique ? Cadres registres. Actes de la journée en hommage à R. Douady, Université Littoral, Nord Pas de Calais, France, 2001. Disponível em: https://tecfa.unige.ch/tecfa/teaching/staf26/Doua.pdf. Acesso em: 15 de abril 2023.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine: Registre sémiotiques et apprentissage intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.

DUVAL, Raymond. Registres de représentation sémiotique fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactique et de Sciences, v. 5, p. 37-65, 1993.

F.I.C. Univers Mathématique #1. 7ème Année Fondamentale. Port-Prince. Henri Deschamps. 2004.

F.I.C. Univers Mathématique #2. 8ème Année Fondamentale. Port-Prince. Henri Deschamps. 2004.

F.I.C. Univers Mathématique #3. 9ème Année Fondamentale. Port-Prince. Henri Deschamps. 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LESESVRE, D.; PEGON, P.; SANTAMBROGIO, F. Transporte ideal com custo do tipo oscilação: o caso unidimensional. Var com valor definido, v. 21, p. 541-556, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11228-013-0229-4. Acesso em: 19 jan. 2023.

MAGALHÃES, J. L.; REZENDE, V. Entrevista: Raymond Duval e a teoria dos registros de representação semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 10-34, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.10-34. Acesso em: 19 jan. 2023.

MENFP (Ministério da Educação Nacional e Formação Profissional). Curriculum de l'école fondamentale programme pédagogique opérationnel 3eme cycle. 1989. Disponível em: https://www.haiti-now.org/wp-content/uploads/2021/04/Mathematiques_9eme_annee.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

PRESMEG, N. C. A semiotic view of the role of imagery and inscriptions in mathematics teaching and learning. Proceedings of the 30th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, v. 1, p. 19-34, 2006.

SEFFAH, R. Le concept de série dans les manuels au niveau collégial: Registre de représentation et activités cognitives. Mémoire présenté à la Faculté des Sciences de l’Education en vue de l’obtention du grade de Maitrise en didactique des mathématiques. Université de Montréal, Montréal, 2015. Disponível em: https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/bitstream/handle/1866/18355/Seffah_Rachid_2016_memoire.pdf. Acesso em 20 de março 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Métricas


Visualizações do artigo: 335     PDF downloads: 151

Como Citar

GUSTAVE, Virgilinx; TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. Análise dos registros de representação semiótica em equações algébricas: um estudo em livros didáticos de matemática no terceiro ciclo do ensino fundamental no Haiti. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 6, p. e2023014, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023014. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/129. Acesso em: 21 nov. 2024.