Análise dos registros de representação semiótica em equações algébricas: um estudo em livros didáticos de matemática no terceiro ciclo do ensino fundamental no Haiti

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023014

Palavras-chave:

Registro de representação semiótica, livro didático, ensino fundamental haitiano, equação algébrica.

Resumo

Este trabalho faz parte de nossa dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. O objetivo deste artigo é analisar os registros de representação semiótica presentes em exercícios que tratam da noção de equação em livros didáticos de matemática do terceiro ciclo do ensino fundamental no Haiti. A abordagem teórica adotada foi a teoria dos registros de representação semiótica de Duval, que nos permitiu coletar, analisar e interpretar dados relevantes para compreender melhor a complexa dinâmica entre a língua natural, a representação gráfica, linguagem simbólica. A abordagem metodológica é qualitativa, documental, do tipo estudo de caso. A análise dos livros mostra que o registro algébrico predomina no livro da 8ª série (54,29% dos exercícios), enquanto o registro da linguagem natural está mais presente no livro da 9ª série (73,28%). Notamos uma ausência de representação gráfica, limitando a compreensão das relações matemáticas e isso pode dificultar a compreensão de conceitos abstratos.

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Biografia do Autor

Virgilinx Gustave, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Licenciado em Ciências da Educação pela Université Publique du Nord em Cap-Haitien (UPNCH).

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

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Publicado

2023-12-27

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Como Citar

GUSTAVE, Virgilinx; TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. Análise dos registros de representação semiótica em equações algébricas: um estudo em livros didáticos de matemática no terceiro ciclo do ensino fundamental no Haiti. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023014, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023014. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/129. Acesso em: 10 maio. 2024.