WebLEM como Ambiente de Ensino de Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023009

Palavras-chave:

webLEM, Laboratório de Ensino de Matemática, Laboratório Virtual, Professor de Matemática

Resumo

O contexto da pandemia da covid-19, um período desafiador que potencializou a necessidade de alternativas para a educação remota emergencial, demandou uma reinvenção das práticas docentes além da já existente educação a distância. Neste cenário, o webLEMum - Laboratório de Ensino de Matemática na internet - surge como uma resposta para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Nosso objetivo é, portanto, apresentar a construção desse ambiente virtual inovador, traçando paralelos entre laboratórios físicos e virtuais, além de considerar sua terminologia. A pesquisa que embasa a construção do webLEMum é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados apontam para as possíveis utilizações do webLEMum como ferramenta para o ensino e aprendizagem de matemática, evidenciando seu potencial como alternativa para estudantes e docentes que não dispõe destes recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro José Florencio da Silva, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEDUMATEC/UFPE). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor bolsista no Programa de Institucional de Monitoria em Tecnologias Digitais (PIMTD) no curso de Matemática.

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente adjunta na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil.

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutor em História da Educação pela Universidade de Salamanca na Espanha. Docente Associado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, A. R. L. et. al. Desenvolvimento de um Ambiente Weblab para a Área de Ciências Exatas. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia. v. 10, n. 10, p. 53-62, 2015. Disponível em: https://exatastecnologias.pgsscogna.com.br/rcext/article/download/3405/3037 Acesso em: 14 set. 2023.

ALMEIDA, B. A. de .; MACIEL, C. M. L. A. Impactos da pandemia na educação - ressignificação das práticas pedagógicas docentes, recorrendo ao letramento digital. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23053, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15584

BELLEMAIN, F.; BELLEMAIN, P. M. B.; GITIRANA, V. G. Simulação no ensino da matemática: um exemplo com Cabri-Géomètre para abordar os conceitos de área e perímetro. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, III SIPEM, 2006, Águas de Lindóia, SP.

BELO, E. do S. V.; BARROS, R. A. Aprendizagens no estágio supervisionado em matemática, em tempos de pandemia, na UFRR e na UEG. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22066, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14184

BERTONI, N. E.; GASPAR, M. J. Laboratório de ensino de matemática da Universidade de Brasília: uma trajetória de pesquisa em educação matemática, apoio à formação do professor e interação com a comunidade. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BORBA. M. C.; PENTEADO M. G. Informática e Educação Matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

CARDOSO, L. S.; COSTA, D. E; MORAES, M. S. F. de. O ensino de fração por meio do Tangram: uma proposta de sequência didática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 91–107, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p91-106.id163

CARNEIRO, R. dos S.; LOPES, T. B.; DIAS, C. M. L. S. L. Ensino de matemática na Revista Prática Docente: uma análise de similitude com o uso do Iramuteq. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e035, 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e35.id1586

CAVALCANTI, L. B. Funcionamento e efetividade do laboratório virtual de ensino de matemática na formação inicial de professor de matemática na modalidade EaD. 2014. 297 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2014.

COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 3, Setembro/Dezembro de 2015: 603-610.

CRUZ, A. J. G. et. al. WebLabs em Engenharia Química: desenvolvimento, implementação e operação remota de experimentos de transferência de massa via internet. In: COBENGE, 34. Anais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2006.

GOMES, J. B.; CEVALLOS, I. O laboratório de ensino de matemática da escola estadual padre Tiago: concepções dos professores sobre a sua utilização e implicações no processo de ensino e aprendizagem. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 16–30, 2018. https://doi.org/10.61074/2596-0172.2018.v1.16-30

JIMÉNEZ, J. G. P; FRISON, M. D. A atividade de ensino como mediadora do e no processo de desenvolvimento profissional docente. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e22047, 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22047.id1420

LÈVY, P. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo, Ed. 34, 1996. 157p.

LOPES, T. B.; COSTA, A. B.; COSTA, D. E. A Engenharia Didática no Ensino de Matemática: integração entre teoria e prática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e2022001, 2022. https://doi.org/10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022001

LORENZATO, S. (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

MARTINS, F. M.; SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A.; SMITH, D. P. Ensino de poliedros com GeoGebra: O caso do tetraedro e octaedro. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e2021001, 2021. https://doi.org/10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021001

NEGRÃO, F. da C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de; REIS, D. A. dos. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e22015, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13035

OLIVEIRA, J. do N. M.; CUNHA, R. P.; CASTRO, P. M. de; FIORETTI, E. C. Análise das práticas pedagógicas dos professores no ensino remoto emergencial de duas escolas públicas de Roraima. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22034, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13212

PEREIRA, A. C. C.; OLIVEIRA, G. P. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076

RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M.; VIEIRA, K. M. Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Laboratório de Educação Matemática na Formação de Professores. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2015.

SANTOS, L. C. et al. Desenvolvimento de sequência didática com a utilização do geoplano no ensino de figuras planas na 1ª série do ensino médio. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 582–607, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671

SANTOS, B. O. As Relações Didático-Metodológicas Vivenciadas entre Professores que Ensinam Matemática em um Laboratório Virtual. 2020. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2020.

SIEVERS, F. et. al. Weblab - um ambiente computacional de Aprendizagem interligada com experimentos reais de Física – experimento 1 – oscilador massa-mola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE, 35. Passo Fundo, RS, 2007. Anais. Passo Fundo, RS, 2007.

SILVA, F. L. Laboratório Virtual de Matemática: Uma abordagem complementar no ambiente Moodle para o aprendizado de Funções baseado em Objetos Digitais de Aprendizagem. 2015. 232 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade Estadual da Bahia, Salvador, BA, 2015.

VARIZO, Z. C. M.; CIVARDI, J. A. (Org.). Olhares e reflexões a cerca de concepções e práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PN: CRV, 2011.

XAVIER, J. L. de A.; ANDRADE, A. N. de.; LEANDRO, C. G.; CHAGAS, N. C. das. Análise bibliométrica sobre práticas pedagógicas com tecnologias digitais em tempos de covid-19. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23033, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14917

Downloads

Publicado

2023-12-08

Métricas


Visualizações do artigo: 86     PDF downloads: 65

Como Citar

SILVA, Pedro José Florencio da; COSTA, Dailson Evangelista; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; SABBATINI, Marcelo. WebLEM como Ambiente de Ensino de Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023009, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023009. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/155. Acesso em: 8 maio. 2024.