Grandezas e Medidas em Produtos Educacionais orientados pela História para Ensinar Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023011

Palavras-chave:

Produtos Educacionais, História da matemática, Ensino de Matemática, Ensino de grandezas, Ensino de medidas

Resumo

Neste artigo descrevemos e comentamos recortes de produtos educacionais que envolvem atividades relacionadas ao tema grandezas e medidas em dissertações que focalizaram a história para o ensino de matemática como possíveis encaminhamentos de recursos didáticos para sala de aula, a serem abordados nos anos iniciais do nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica caracterizada por levantamento, classificação e agrupamento de produtos educacionais que usam história para o ensino da matemática intencionando identificar conteúdos matemáticos voltados para os Anos Iniciais, tendo em vista a sua utilização pelos professores deste nível de ensino, uma vez que tais produtos se constituem em um contributo importante das pesquisas realizadas nos mestrados profissionais do país. Os resultados apontam Possibilidades de recorrer aos produtos educacionais elaborados em mestrados profissionais relacionados a conteúdos matemáticos como grandezas e medidas, com uma visão interdisciplinar para o ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Marcos Paulo Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará

Graduando em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens na Universidade Federal do Pará/IEMCI, residente bolsista capes no projeto residência pedagógica -subprojeto matemática IEMCI-UFPA. Pesquisador da área de historia pra o ensino de matemática, educação matemática e interdisciplinaridade na formação docente.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

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Publicado

2023-12-20

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Como Citar

MENDES, Iran Abreu; MONTEIRO, Marcos Paulo Santos; CASTILLO, Luis Andrés. Grandezas e Medidas em Produtos Educacionais orientados pela História para Ensinar Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023011, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023011. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/141. Acesso em: 3 maio. 2024.

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