DIFICULDADES COM A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Cristine Moraes dos Anjos cristine.anjos@cfs.ifmt.edu.br
    UFMT
  • Mariana Figueira Secafim marianasecafim@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.78-91

Palavras-chave:

Dificuldade de Aprendizagem. Retenção e Evasão. Metodologia Ativa. Desenvolvimento Metacognitivo.

Resumo

O presente ensaio busca discutir o levantamento dos resultados evidenciados a partir de uma pesquisa bibliográfica realizada sobre a dificuldade de aprendizagem de matemática em estudantes de cursos superiores. A busca realizada evidenciou que há um alto índice de dificuldade nas disciplinas exatas, especialmente na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. As pesquisas evidenciaram dificuldades desde a educação básica. Aliado a essa problemática há outros fatores como: falta de incentivo dos professores, a baixa atratividade da profissão, as frequentes reprovações, a desmotivação com os estudos e também fatores pessoais que levam os estudantes a evadir dos cursos precocemente, de acordo com as pesquisas. Nesse sentido, há a necessidade de aplicar estratégias para amenizar tal problema. Nesse ensaio, propomos a utilização de metodologias ativas e o desenvolvimento metacognitivo a fim de conscientizar os estudantes dos processos cognitivos, com o intuito de tentar diminuir os altos índices de retenção e consequente evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Figueira Secafim, Universidade Federal de Mato Grosso

Estudante do Mestrado em educação da Universidade federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 323     PDF downloads: 446

Como Citar

DOS ANJOS, Cristine Moraes; SECAFIM, Mariana Figueira. DIFICULDADES COM A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 78–91, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.78-91. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/16. Acesso em: 27 abr. 2024.