Educação Financeira: A Percepção de Estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023013

Palavras-chave:

Educação Financeira, Ensino Médio, Finanças, Educação Básica

Resumo

O presente artigo, construído a partir de uma investigação realizada em componente curricular prático de um curso de licenciatura em matemática, busca compreender a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre Educação Financeira. O ambiente de pesquisa foi uma escola pública do Município de São José de Ribamar - MA. Esta investigação enquadra-se como pesquisa de campo, tanto no âmbito qualitativo como descritivo, desenvolvendo-se primeiramente mediante levantamento teórico sobre a necessidade formativa em Educação Financeira nas escolas de educação básica. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário misto aplicado aos alunos do Ensino Médio, com o intuito de identificar a percepção destes sobre a Educação Financeira. Assim, podemos anunciar que, dentre os resultados principais, há uma necessidade de inserção da Educação Financeira para alunos do Ensino Médio devido aos mesmos demonstrarem desconhecimento sobre conceitos teóricos e práticos.

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Biografia do Autor

Laine Silva Ramos, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Discente (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Cidade Universitária Paulo VI, São Luís, Maranhão, Brasil.

Syliman Lyandra Lima Coqueiro, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Discente (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Cidade Universitária Paulo VI, São Luís, Maranhão, Brasil.

Maria Amanda Araújo Regert, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Discente (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Cidade Universitária Paulo VI, São Luís, Maranhão, Brasil.

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

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Publicado

2023-12-21

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Como Citar

RAMOS, Laine Silva; COQUEIRO, Syliman Lyandra Lima; REGERT, Maria Amanda Araújo; BARBOSA, Mauro Guterres. Educação Financeira: A Percepção de Estudantes do Ensino Médio. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023013, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023013. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/120. Acesso em: 28 abr. 2024.