O USO DO JOGO PIFE MATEMÁTICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EJA

Autores

  • André Gerstberger andre_canelavera@hotmail.com
    Universidade de Cuiabá (UNIC)
  • JULIANO AUGUSTO DONATTI julianodonatti@hotmail.com
    Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT
  • TCHARLES SCHNEIDER tchsch@gmail.com
    Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT
  • LUCINEI MARQUES DE REZENDE lucinei_marques@hotmail.com
    Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.221-232

Palavras-chave:

Jogo Matemático. Processo de Ensino. Processo de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo utilizar o jogo matemático como uma proposta para facilitar os processos de ensino e aprendizagem da matemática, em especial o jogo de sinais matemáticos, buscando despertar maior interesse dos alunos por esta disciplina. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e com enfoque de pesquisa-ação. A prática consiste em utilizar o jogo “Pife Matemático” durante as aulas para fixação dos conceitos de jogos de sinais em diversas operações matemáticas. Assim, como principais resultados destacamos: i) A dificuldade que os alunos apresentam inicialmente para compreender o jogo de sinas; ii) O empenho dos alunos e a desenvoltura em realizar os cálculos e jogos de sinais mediante o jogo; iii) O jogo como ferramenta importante nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Diante disso, acreditamos que este trabalho possui relevância no âmbito educacional e trás diversos benefícios tanto para o ensino quanto para a aprendizagem de matemática.

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Publicado

2018-08-06

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Como Citar

GERSTBERGER, André; DONATTI, JULIANO AUGUSTO; SCHNEIDER, TCHARLES; REZENDE, LUCINEI MARQUES DE. O USO DO JOGO PIFE MATEMÁTICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EJA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 221–232, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.221-232. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/10. Acesso em: 27 abr. 2024.