As influências de Platão e Euclides para o desenvolvimento da Geometria
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023001Palavras-chave:
Epistemologia, Geometria, Platão, EuclidesResumo
A Geometria é um ramo da matemática que estuda as propriedades e medidas de figuras no espaço, como pontos, linhas, planos e sólidos, sendo fundamental para uma variedade de campos, desde a arte e arquitetura até a física e a engenharia, permitindo-nos compreender e navegar pelo mundo ao redor. Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar as influências de Platão e Euclides na evolução da geometria. Através do estudo das obras destes pensadores, foi possível entender a contribuição significativa que eles deram para a geometria. Platão, com a sua teoria das ideias, impactou a interpretação dos números e formas geométricas. Euclides, com o tratado “Os Elementos”, estabeleceu a geometria euclidiana. Ambas as contribuições são vitais para a compreensão atual da geometria. Limitações deste estudo e oportunidades para pesquisas futuras também foram mencionadas, abrindo espaço para mais investigações nesse campo.
Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, G. Platão e Aristóteles na filosofia da matemática. 2009. 134 f. Rio Claro: Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91040. Acesso em: 12 jun. 2023.
BOYER, C. B. História da matemática. Tradução de Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
BOYER, C. B.. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: Cálculo. Tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992.
BRACHO, L. A. C.; SÁNCHEZ, I. C. S.; MENDES, I. A. Relações entre Tecnologias e História nos Anais do Seminário Nacional de História da Matemática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 8, n. 2, p. e23040–e23040, 2023. https://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23040.id667.
BRITO, A. J. Geometrias não-euclidianas: um estudo histórico-pedagógico. 1995. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1995.
CAJORI, F. A History of Mathematics. New York: Macmillan, 1894.
CASERTANO, G. Os pré-socrásticos. Tradução de Maria da Graça Gomes e Pina. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de Irineu Bicudo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
EVES, H. W. Introdução à história da matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2004.
FRANCELIN, M. M. Fichamento como método de documentação e estudo. In: SILVA, J. F. M.; PALLETA, F. C. Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume I. São Paulo: ECA-USP, 2016. p. 121-139. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002749741.pdf.
FERREIRA, A. F.; DRULIS, P. B. L.; SALES, A. Diferentes Tipos de Raciocínios na Geometria: uma Revisão Sistemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 15, n. 3, p. 338–353, 2023. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9611.
FLOWER, D. A. Biblioteca de Alexandria: As histórias da maior biblioteca da Antiguidade. Tradução de Otacílio Nunes e Valter Pontes. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2010.
GAMA, M. M.; ALMEIDA, L. I. M. V.; PINTO, N. B. Geometria na formação das normalistas do Instituto Santa Marta no município de Barra do Garças (1960 - 1980). Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 626–651, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p626-651.id691.
HOLT, J. Por que o mundo existe?: Um mistério existencial. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Editora Intrinseca, 2013.
LIVIO, M. Deus é matemático? Tradução de Jesus de Paula Assis. Rio de Janeiro: Record, 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MONTOITO, R.; GARNICA, A. V. M. Ecos de Euclides: notas sobre a influência d’Os Elementos a partir de algumas doutrinas filosóficas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 1, n. 16, p. 95-123, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/16736.
NOTARE, M. R. Um Sistema para aprendizagem de demonstrações dedutivas em geometria euclidiana. 2001. 124f. Porto Alegre: Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Computação, Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2414.
OLIVEIRA, D. P. A.; MOURA, R. A.; PEROVANO, A. P. Reflexões sobre os Poliedros de Platão em Livros Didáticos do Ensino Médio à luz da Pesquisa Historiográfica. Revista História da Matemática para Professores, v. 9, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/95.
PINHEIRO, J. M. L. O movimento e a percepção do movimento em ambientes de Geometria Dinâmica. 2018. 285f. Rio Claro: Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180314.
PLATÃO. Diálogos: O banquete - Fédon - Sofista- Político. Tradução de Jorge Paleikat e João Cruz Costa José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EdUFPA, 2000.
PLATÃO. Timeu-Crítias. Tradução de Rodolfo Lopes. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2011.
REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia: filosofia pagã antiga. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, v. 1, 2003.
SACHS, L. O Quinto Postulado de Euclides como história de problemas. Hipátia, v. 1, n. 1, 2016. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/437.
STEWART, I. Em busca do infinito: uma história da matemática dos primeiros números à teoria do caos. Tradução de George Schlesinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
TOMEI, C. Euclides: a conquista do espaço. São Paulo: Odysseus, 2003.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 705 PDF downloads: 728