As influências de Platão e Euclides para o desenvolvimento da Geometria

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023001

Palavras-chave:

Epistemologia, Geometria, Platão, Euclides

Resumo

A Geometria é um ramo da matemática que estuda as propriedades e medidas de figuras no espaço, como pontos, linhas, planos e sólidos, sendo fundamental para uma variedade de campos, desde a arte e arquitetura até a física e a engenharia, permitindo-nos compreender e navegar pelo mundo ao redor. Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar as influências de Platão e Euclides na evolução da geometria. Através do estudo das obras destes pensadores, foi possível entender a contribuição significativa que eles deram para a geometria. Platão, com a sua teoria das ideias, impactou a interpretação dos números e formas geométricas. Euclides, com o tratado “Os Elementos”, estabeleceu a geometria euclidiana. Ambas as contribuições são vitais para a compreensão atual da geometria. Limitações deste estudo e oportunidades para pesquisas futuras também foram mencionadas, abrindo espaço para mais investigações nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michelle Cristina Ferreira Andrade Martins, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Professora graduada em Ciências com licenciatura plena em matemática pelo Centro Universitário de Jales (1999), com especialização em matemática pela "Universidade Católica de Goiás. Atualmente atuante na Escola Plena Antônio Ferreira Sobrinho e é mestranda pela Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn-IFMT/UNIC). 

Thiago Beirigo Lopes, IFMT - Campus Confresa

Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade de Cuiabá (UNIC)

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). 

Referências

BARBOSA, G. Platão e Aristóteles na filosofia da matemática. 2009. 134 f. Rio Claro: Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91040. Acesso em: 12 jun. 2023.

BOYER, C. B. História da matemática. Tradução de Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

BOYER, C. B.. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: Cálculo. Tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992.

BRACHO, L. A. C.; SÁNCHEZ, I. C. S.; MENDES, I. A. Relações entre Tecnologias e História nos Anais do Seminário Nacional de História da Matemática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 8, n. 2, p. e23040–e23040, 2023. https://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23040.id667.

BRITO, A. J. Geometrias não-euclidianas: um estudo histórico-pedagógico. 1995. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1995.

CAJORI, F. A History of Mathematics. New York: Macmillan, 1894.

CASERTANO, G. Os pré-socrásticos. Tradução de Maria da Graça Gomes e Pina. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de Irineu Bicudo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

EVES, H. W. Introdução à história da matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2004.

FRANCELIN, M. M. Fichamento como método de documentação e estudo. In: SILVA, J. F. M.; PALLETA, F. C. Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume I. São Paulo: ECA-USP, 2016. p. 121-139. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002749741.pdf.

FERREIRA, A. F.; DRULIS, P. B. L.; SALES, A. Diferentes Tipos de Raciocínios na Geometria: uma Revisão Sistemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 15, n. 3, p. 338–353, 2023. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9611.

FLOWER, D. A. Biblioteca de Alexandria: As histórias da maior biblioteca da Antiguidade. Tradução de Otacílio Nunes e Valter Pontes. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2010.

GAMA, M. M.; ALMEIDA, L. I. M. V.; PINTO, N. B. Geometria na formação das normalistas do Instituto Santa Marta no município de Barra do Garças (1960 - 1980). Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 626–651, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p626-651.id691.

HOLT, J. Por que o mundo existe?: Um mistério existencial. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Editora Intrinseca, 2013.

LIVIO, M. Deus é matemático? Tradução de Jesus de Paula Assis. Rio de Janeiro: Record, 2021.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MONTOITO, R.; GARNICA, A. V. M. Ecos de Euclides: notas sobre a influência d’Os Elementos a partir de algumas doutrinas filosóficas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 1, n. 16, p. 95-123, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/16736.

NOTARE, M. R. Um Sistema para aprendizagem de demonstrações dedutivas em geometria euclidiana. 2001. 124f. Porto Alegre: Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Computação, Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2414.

OLIVEIRA, D. P. A.; MOURA, R. A.; PEROVANO, A. P. Reflexões sobre os Poliedros de Platão em Livros Didáticos do Ensino Médio à luz da Pesquisa Historiográfica. Revista História da Matemática para Professores, v. 9, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/95.

PINHEIRO, J. M. L. O movimento e a percepção do movimento em ambientes de Geometria Dinâmica. 2018. 285f. Rio Claro: Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180314.

PLATÃO. Diálogos: O banquete - Fédon - Sofista- Político. Tradução de Jorge Paleikat e João Cruz Costa José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EdUFPA, 2000.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Tradução de Rodolfo Lopes. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2011.

REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia: filosofia pagã antiga. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, v. 1, 2003.

SACHS, L. O Quinto Postulado de Euclides como história de problemas. Hipátia, v. 1, n. 1, 2016. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/437.

STEWART, I. Em busca do infinito: uma história da matemática dos primeiros números à teoria do caos. Tradução de George Schlesinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

TOMEI, C. Euclides: a conquista do espaço. São Paulo: Odysseus, 2003.

Downloads

Publicado

2023-01-15

Métricas


Visualizações do artigo: 705     PDF downloads: 728

Como Citar

MARTINS, Michelle Cristina Ferreira Andrade; LOPES, Thiago Beirigo; DARSIE, Marta Maria Pontin. As influências de Platão e Euclides para o desenvolvimento da Geometria. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 6, p. e2023001, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023001. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/85. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)