A produção de conhecimento matemático na elaboração de simuladores com GeoGebra

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022003

Palavras-chave:

Modos de produção, Relações de produção, GeoGebra, Professores de matemática

Resumo

Descreve-se a objetivação do conhecimento geométrico em um contexto de elaboração de simuladores com o GeoGebra realizada por professores de matemática. Tomou-se a ideia da lógica de produção do conhecimento matemático exposta na Teoria da Objetivação. Revelaram-se duas categorias de lógica: os modos de produção e as relações de produção que os participantes manifestam no desenvolvimento de uma atividade. A pesquisa envolveu 5 professores de matemática e física que assumiram o papel de promotores de aprendizagem nos clubes do GeoGebra. Os dados foram analisados em quatro fases: selecionar, transcrever, interpretar e decidir as discussões desses promotores sobre a validade das construções feitas pelos professores e apresentadas em vídeo. Os resultados revelam que os promotores utilizaram, durante o processo de instanciação do conhecimento geométrico, meios materiais como GeoGebra, livros e técnica de construção. Revelaram-se também algumas relações de produção, nomeadamente o trabalho colaborativo presente ao longo do encontro dos promotores.

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Biografia do Autor

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática. 

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

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Publicado

2022-06-18

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Como Citar

SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. A produção de conhecimento matemático na elaboração de simuladores com GeoGebra. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 5, p. e2022003, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022003. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/90. Acesso em: 3 maio. 2024.

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