O ensino de frações no 6º ano mediado pela plataforma Phet

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022004

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação básica, Tecnologias digitais, Frações

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo discutir sobre a utilização da tecnologia na educação, mais especificamente compreender se a utilização da plataforma Phet favorece o processo de aprendizagem de fração em uma turma do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino de Cláudia, Mato Grosso. Se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como base para a produção de dados a aplicação de uma sequência de atividades disponíveis na plataforma Phet e a percepção dos alunos quanto ao uso dessa ferramenta. Foram utilizados simuladores que abordam sobre frações. Observou-se que os alunos, em sua maioria, gostaram de utilizar a plataforma e que até buscaram desenvolver a cooperação ao auxiliar seus colegas. Além disso, pode-se dizer que os simuladores utilizados auxiliaram na consolidação de conhecimentos trabalhados em sala de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emanuel Santos da Silva, UFMT

Graduando em Ciências da Natureza e Matemática-Química na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Patrícia Rosinke, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS SINOP

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ANDRADE, M. A. O uso das TICS na educação a distância. Monografia. Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DORNELLES, D. C. N.; FIGUEIREDO, J. D. S.; TREVISAN, A. C. R.; TREVISAN, E. P. Jogo Corrida Geométrica: um relato de experiência sobre uma proposta para o ensino de geometria em uma turma de 6º ano. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, p. e22081, 2022.

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 05, p. 393-416, 2015.

KENSKI, V. M. Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, set./dez. 2003.

LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.

MELO, J. R. Desafios e possibilidades da utilização de jogos para o ensino de Matemática na Educação Básica. Conjecturas, v. 21, n. 3, p. 59–70, 2021.

MORAIS, R. X. T. Software educacional: a importância de sua avaliação e do seu uso nas salas de aula. Monografia. Faculdade Lourenço Filho. 2003.

POUPART, J.; DESLAURIERS, J.; GROULX, L; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução: Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SILVA, B. H. M. S.; SILVA, A. L.; OLIVEIRA, E. G.; LIRA, L. L.; PONTES, E. A. S. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246–254, 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Métricas


Visualizações do artigo: 148     PDF downloads: 125

Como Citar

SILVA, Emanuel Santos da; ROSINKE, Patrícia; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues. O ensino de frações no 6º ano mediado pela plataforma Phet. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 5, p. e2022004, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022004. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/138. Acesso em: 21 nov. 2024.