O ensino de frações no 6º ano mediado pela plataforma Phet

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022004

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação básica, Tecnologias digitais, Frações

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo discutir sobre a utilização da tecnologia na educação, mais especificamente compreender se a utilização da plataforma Phet favorece o processo de aprendizagem de fração em uma turma do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino de Cláudia, Mato Grosso. Se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como base para a produção de dados a aplicação de uma sequência de atividades disponíveis na plataforma Phet e a percepção dos alunos quanto ao uso dessa ferramenta. Foram utilizados simuladores que abordam sobre frações. Observou-se que os alunos, em sua maioria, gostaram de utilizar a plataforma e que até buscaram desenvolver a cooperação ao auxiliar seus colegas. Além disso, pode-se dizer que os simuladores utilizados auxiliaram na consolidação de conhecimentos trabalhados em sala de aula.

 

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Biografia do Autor

Emanuel Santos da Silva, UFMT

Graduando em Ciências da Natureza e Matemática-Química na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Patrícia Rosinke, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS SINOP

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2022-09-05

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Como Citar

SILVA, Emanuel Santos da; ROSINKE, Patrícia; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues. O ensino de frações no 6º ano mediado pela plataforma Phet. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 5, p. e2022004, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022004. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/138. Acesso em: 3 maio. 2024.