ENSINO DA MATEMÁTICA CONVERGENTE COM A BNCC 2017

UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

Autores

  • Giselle Couto Falcão giselle_falcao@hotmail.com
    Cefet_MG

DOI:

10.61074/2596-0172.2019.v2.69-94

Palavras-chave:

BNCC, Ensino da Matemática, Resolução de Problemas, Ensino por projetos, Recursos Tecnológicos.

Resumo

Homologado em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marca uma fase muito importante para educação do Brasil. Ao tornar-se o documento oficial da nação para orientar professores gestores e editores, quanto ao conhecimento essencial a ser ensinado aos alunos brasileiros, para todas as áreas do conhecimento. Entretanto, para muitos da comunidade escolar, o desenvolvimento das competências e habilidades apresentadas no documento para a área matemática, ainda não estão claros, quanto aos conceitos norteadores e como eles se aplicam em sala de aula. Para auxiliar professores e gestores apresentamos esta pesquisa que foi em busca de escolas e redes de ensino, em todo o Brasil, que já utilizam metodologias e práticas pedagógicas que validam à proposta da BNCC, relatando suas experiências e estratégias de uma forma clara e eficiente de vincular as habilidades, competências gerais e especificas, propostas no documento, ao ensino da matemática tanto no ensino fundamental anos finais, quanto no ensino médio.

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Publicado

2019-06-24

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Como Citar

FALCÃO, Giselle Couto. ENSINO DA MATEMÁTICA CONVERGENTE COM A BNCC 2017: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 69–94, 2019. DOI: 10.61074/2596-0172.2019.v2.69-94. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/50. Acesso em: 19 abr. 2024.