Grandezas e Medidas em Produtos Educacionais orientados pela História para Ensinar Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023011

Palavras-chave:

Produtos Educacionais, História da matemática, Ensino de Matemática, Ensino de grandezas, Ensino de medidas

Resumo

Neste artigo descrevemos e comentamos recortes de produtos educacionais que envolvem atividades relacionadas ao tema grandezas e medidas em dissertações que focalizaram a história para o ensino de matemática como possíveis encaminhamentos de recursos didáticos para sala de aula, a serem abordados nos anos iniciais do nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica caracterizada por levantamento, classificação e agrupamento de produtos educacionais que usam história para o ensino da matemática intencionando identificar conteúdos matemáticos voltados para os Anos Iniciais, tendo em vista a sua utilização pelos professores deste nível de ensino, uma vez que tais produtos se constituem em um contributo importante das pesquisas realizadas nos mestrados profissionais do país. Os resultados apontam Possibilidades de recorrer aos produtos educacionais elaborados em mestrados profissionais relacionados a conteúdos matemáticos como grandezas e medidas, com uma visão interdisciplinar para o ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Biografias Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Marcos Paulo Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará

Graduando em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens na Universidade Federal do Pará/IEMCI, residente bolsista capes no projeto residência pedagógica -subprojeto matemática IEMCI-UFPA. Pesquisador da área de historia pra o ensino de matemática, educação matemática e interdisciplinaridade na formação docente.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

Referências

CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. O CREPHIMAT como um ambiente virtual sobre as pesquisas em História da Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, n. 32, p.163-176. 2019.

https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210

CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. El uso del ambiente virtual CREPHIMAT para promover la historia en la enseñanza de la matemática. PARADIGMA, n. 41, p.88-115, 2020. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p88-115.id833

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.

GARCIA, Fabiano Teixeira. Atividades de prática em EAD: história da Matemática para formação inicial de professores. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática- Produto Educacional. Ouro Preto: UFOP, 2013.

LINHARES, Ilma Ribeiro. História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Promestre Programa de Pós-Graduação Educação e Docência, Belo Horizonte, 2016.

MELLO, Albimar Gonçalves de. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências naturais e Matemática. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.

MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 -2017). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 -2017). Relatório de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

MENDES, Iran Abreu. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

MENDES, Iran Abreu. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Relatório de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

MORAES, Edvaldo Alves de. Interface entre história e ensino de Matemática: um movimento lógico-histórico da medição do tempo e a atividade orientadora de ensino. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica. Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”. Bauru, 2018.

MORAES, Edvaldo Alves de. Uma atividade orientadora de ensino a partir do movimento lógico-histórico de medição do tempo. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. – Bauru: UNESP, 2018.

MORAES, Fernanda Carpintero de. Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história. Dissertação. (Mestrado Profissional PROFMAT). Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Programa de Mestrado em Matemática em Rede Nacional São Carlos, 2019.

ROMÃO, Freud. Matemática védica no ensino das quatro operações. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal: UFRN, 2013.

SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas; Práxis, 1998.

SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.

SILVA, Alexandre Oliveira da. A evolução dos algoritmos das operações aritméticas ao longo da história. Dissertação de Mestrado Profissional. Pós-Graduação em Educação Matemática. Vassouras: USS, 2016.

Publicado

2023-12-20

Métricas


Visualizações do artigo: 194     PDF (Português (Brasil)) downloads: 96

Como Citar

MENDES, Iran Abreu; MONTEIRO, Marcos Paulo Santos; CASTILLO, Luis Andrés. Grandezas e Medidas em Produtos Educacionais orientados pela História para Ensinar Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023011, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023011. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/141. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)