Ensino de poliedros com GeoGebra: O caso do tetraedro e octaedro

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021001

Palavras-chave:

Poliedros regulares, Geometria Espacial, GeoGebra

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciais do desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso, o qual tem por interesse promover atividades para o ensino de conteúdos próprios da Geometria Espacial, neste caso os Poliedros Platônicos, com apoio do software GeoGebra. Para isto, é necessário colocar no cenário a maneira como é considerado o ensino dos poliedros nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na recente Base Nacional Comum Curricular. Logo, explicitamos sobre a tecnologia digital e seu potencial no ensino de poliedros. Em seguida, descrevemos as atividades de construção e planificação de Tetraedro e Octaedro com GeoGebra. Finalmente, consideramos que estas atividades têm o potencial para promover a capacidade de visualização espacial dos alunos fazendo uso não doméstico da tecnologia digital mediadora no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fernanda Miranda Martins, Universidade Federal do Pará - Cametá

Licencianda em Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará - Belém

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará - Belém

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará

Daniele Pereira Smith, Universidade Federal do Pará - Cametá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá, Pará, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-01-05

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Como Citar

MARTINS, Fernanda Miranda; SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; SMITH, Daniele Pereira. Ensino de poliedros com GeoGebra: O caso do tetraedro e octaedro. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021001, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021001. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/96. Acesso em: 9 maio. 2024.

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