Ensino de poliedros com GeoGebra: O caso do tetraedro e octaedro

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021001

Palavras-chave:

Poliedros regulares, Geometria Espacial, GeoGebra

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciais do desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso, o qual tem por interesse promover atividades para o ensino de conteúdos próprios da Geometria Espacial, neste caso os Poliedros Platônicos, com apoio do software GeoGebra. Para isto, é necessário colocar no cenário a maneira como é considerado o ensino dos poliedros nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na recente Base Nacional Comum Curricular. Logo, explicitamos sobre a tecnologia digital e seu potencial no ensino de poliedros. Em seguida, descrevemos as atividades de construção e planificação de Tetraedro e Octaedro com GeoGebra. Finalmente, consideramos que estas atividades têm o potencial para promover a capacidade de visualização espacial dos alunos fazendo uso não doméstico da tecnologia digital mediadora no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Miranda Martins, Universidade Federal do Pará - Cametá

Licencianda em Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará - Belém

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará - Belém

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará

Daniele Pereira Smith, Universidade Federal do Pará - Cametá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá, Pará, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. 1997-1998.

BRASIL, Ministério as Educação, Base Nacional Comum Curricular. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017

CARABALLO, H.; ZULEMA-GONZÁLEZ, Z. Herramientas para la enseñanza y el aprendizaje de la matemática. Software libre. II Jornadas de enseñanza e investigación educativa en el campo de las ciencias exactas y naturales, Anais... La Plata, Argentina: FaHCE (UNLP), 2009. p. 14–20.

CASTILLO, L. A.; GUTIÉRREZ, R. E.; PRIETO, J. L. Una perspectiva de análisis de las transformaciones geométricas en curvas de la función f(x)=e^ax utilizando el GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, vol. 2 (2), p. 81–92, 2013.

CASTILLO, Luis Andrés; GUTIÉRREZ, Rafael Enrique; SÁNCHEZ, Ivonne C. O uso do comando sequência na Elaboração de Simuladores com o software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, vol. 9 (3), p. 106–119, 2020. https://doi.org/10.23925/2020.v9i3p106-119

CASTILLO, L. A.; PRIETO, J. L. El uso de comandos y guiones en la elaboración de simuladores con GeoGebra. UNION, (52), p. 250–262, 2018.

CASTILLO, L. A.; PRIETO, J. L.; SÁNCHEZ, I. C.; GUTIÉRREZ, R. E. Uma experiência de elaboração de um simulador com GeoGebra para o ensino do movimento parabólico. PARADIGMA, vol. 40 (2), p. 196–217, 2019. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p196-217.id764

GUTIÉRREZ, R. E.; PRIETO, J. L. Deformación y reflexión de funciones con GeoGebra. El caso de las parábolas definidas por la expresión g(x)=ax^2. Números, Revista de Didáctica de las matemáticas, vol. 88, p. 115–126, 2015.

GUTIÉRREZ, R. E.; CASTILLO, L. A. Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da física. Tecné Episteme y Didaxis: TED, (47), p. 201–216, 2020. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336

LEÓN, M. J.; GUZMÁN, M.; SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a〖(x-h)〗^2+b〖(y-k)〗^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, vol. 7 (1), p. e2001, 2021. https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4075

LÓPEZ, N. R. Análisis del desarrollo de competencias geométricas y didácticas mediante el software de geometría dinámica GeoGebra en la formación inicial del profesorado de primaria. 397f. Tese (Doutorado em Innovación y Formacción del Profesorado) - Universidad Autónoma de Madrid, Madrid, 2012.

PRIETO, J. L. GeoGebra en diferentes escenarios de actuación. Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), vol. 7 (14), p. 9–23, 2016.

SÁNCHEZ, I. C.; BRANDEMBERG, J. C. Aprendizagem geométrica e semiótica na matematização Com GeoGebra: O caso do virabrequim. REMATEC, n. 32, p. 212–230, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p212-230.id213.

SÁNCHEZ, I. C.; BRANDEMBERG, J. C.; CASTILLO, L. A. La objetivación de la noción de sector circular en el trabajo matemático con GeoGebra. PARADIGMA, Venezuela, vol. 41 (Extra 2), p. 448–475, 2020. https://doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.0.p448-475.id924

SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A.; LUQUE, R. Tecnologías Digitales y la Geometría Escolar: El GeoGebra para la enseñanza del teorema de Pitágoras. REMATEC, vol. 16 (37), p. 160–175, 2021. https://doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2021.n37.p160-175.id316

SÁNCHEZ, I. C.; PRIETO, J. L. Procesos de objetivación alrededor de las ideas geométricas en la elaboración de simuladores con GeoGebra. PNA, vol. 14 (1), p. 55–83, 2019. https://doi.org/10.30827/pna.v14i1.8657

SÁNCHEZ, I. C.; SÁNCHEZ-N, I. V. Elaboración de un simulador con GeoGebra para la enseñanza de la física. El caso de la ley de coulomb. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, vol. 8 (2), p. 40–56, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9557

SCALABRIN, A. M. M. O.; MUSSATO, S. Uso del software GeoGebra: Análisis del proceso de aprendizaje de los conceptos de poliedro. PARADIGMA, Maracay, Venezuela, vol. XLI (Extra 2), p. 427–447, 2020. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p427-447.id922.

SILVA, W. O; COSTA, N. M. L. Uso do GeoGebra 3D no Ensino de Geometria Espacial. V Jornada de Educação Matemática, 2015, Anais... Rio de Janeiro, 2015

SILVA, W. O; COSTA, N. M. L. GeoGebra 3D : uma experiência de ensino com atividades exploratório-investigativas no ensino da Geometria Espacial. II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, Joinville, SC. Anais... Joinville, SC: UDESC, 2016.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Métricas


Visualizações do artigo: 209     PDF downloads: 145

Como Citar

MARTINS, Fernanda Miranda; SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; SMITH, Daniele Pereira. Ensino de poliedros com GeoGebra: O caso do tetraedro e octaedro. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 4, p. e2021001, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021001. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/96. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)