Discalculia na Educação Básica: práticas metodológicas e fatores críticos do processo de ensino e aprendizagem da Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023017

Palavras-chave:

Aprendizagem, Discalculia, Educação, Inclusão, Matemática

Resumo

O ensino de Matemática baseia-se na apresentação de conteúdos por meio de diferentes metodologias. Constatados distúrbios de aprendizagem, práticas metodológicas demonstram-se carentes de revisão. Buscando processos de ensino exitosos, é possível suscitar discussões acerca das práticas metodológicas listadas na literatura que possibilitem a superação de percalços de aprendizagem. Nessa revisão bibliográfica, focada nas metodologias voltadas para estudantes da Educação Básica que apresentam Discalculia, foram analisados qualitativamente estudos da última década extraídos do Google Acadêmico e SciELO. Observou-se que esse distúrbio manifesta-se em diferentes graus e analisando metodologias, existem norteadores como a significação, ludicidade, ligação do abstrato com questões concretas e integração de ferramentas de interesse discente. Conclui-se que não há apenas uma metodologia que pode ser descrita como mais indicada para êxito, o que pode-se destacar é a existência de norteadores, vantagem na integração de metodologias e tecnologias, adaptação avaliativa e respeito ao tempo de aprendizagem e suas subjetividades.

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Biografia do Autor

Willian Jhonis Antunes Melo, Colégio Professor Vanks

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Vilhena (IFRO). Professor de Matemática e Suas Tecnologias no Colégio Professor Vanks, Vilhena, Rondônia, Brasil.

Edilberto Fernandes SyryczyK, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, Campus Vilhena, RO, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente EPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Vilhena, Rondônia, Brasil.

 

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Publicado

2023-12-29

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Como Citar

MELO, Willian Jhonis Antunes; SYRYCZYK, Edilberto Fernandes. Discalculia na Educação Básica: práticas metodológicas e fatores críticos do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023017, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023017. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/114. Acesso em: 9 maio. 2024.