Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Matemática: a experiência do projeto PIBID/IFPA

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024002

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Matemática, Ensino, Prática Educativa

Resumo

Nas publicações sobre pesquisa e ensino de matemática, diversos autores apontam a relevância da interdisciplinaridade, visto que possibilita a interconexão dos conhecimentos científicos, pedagógicos e socioculturais no processo formativo. Os documentos que tratam sobre os princípios da educação nacional apontam a necessidade de ruptura com o formato de ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Desta forma, é indispensável que as práticas educativas tenham como objetivo dar significado ao conhecimento escolar, além de incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender, de forma contextualizada e interdisciplinar. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir sobre os fundamentos epistemológicos e pedagógicos da interdisciplinaridade, que fundamentaram as práticas educativas interdisciplinares desenvolvidas no projeto de iniciação à docência em Matemática, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFPA.

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Biografia do Autor

Raimundo Otoni Melo Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Educação Matemática - Universidade Federal do Pará (UFPA)/Belém/PA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Belém, Pará, Brasil. Membro do Grupo Interdisciplinar para a Educação em Ciências e Matemática (GINEM).

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Publicado

2024-02-20

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Como Citar

FIGUEIREDO, Raimundo Otoni Melo. Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Matemática: a experiência do projeto PIBID/IFPA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 7, p. e2024002, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/123. Acesso em: 30 abr. 2024.