Grandezas e Medidas em Produtos Educacionais orientados pela História para Ensinar Matemática
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023011Palavras-chave:
Produtos Educacionais, História da matemática, Ensino de Matemática, Ensino de grandezas, Ensino de medidasResumo
Neste artigo descrevemos e comentamos recortes de produtos educacionais que envolvem atividades relacionadas ao tema grandezas e medidas em dissertações que focalizaram a história para o ensino de matemática como possíveis encaminhamentos de recursos didáticos para sala de aula, a serem abordados nos anos iniciais do nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica caracterizada por levantamento, classificação e agrupamento de produtos educacionais que usam história para o ensino da matemática intencionando identificar conteúdos matemáticos voltados para os Anos Iniciais, tendo em vista a sua utilização pelos professores deste nível de ensino, uma vez que tais produtos se constituem em um contributo importante das pesquisas realizadas nos mestrados profissionais do país. Os resultados apontam Possibilidades de recorrer aos produtos educacionais elaborados em mestrados profissionais relacionados a conteúdos matemáticos como grandezas e medidas, com uma visão interdisciplinar para o ensino de matemática.
Downloads
Métricas
Referências
CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. O CREPHIMAT como um ambiente virtual sobre as pesquisas em História da Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, n. 32, p.163-176. 2019.
https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210
CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. El uso del ambiente virtual CREPHIMAT para promover la historia en la enseñanza de la matemática. PARADIGMA, n. 41, p.88-115, 2020. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p88-115.id833
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.
GARCIA, Fabiano Teixeira. Atividades de prática em EAD: história da Matemática para formação inicial de professores. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática- Produto Educacional. Ouro Preto: UFOP, 2013.
LINHARES, Ilma Ribeiro. História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Promestre Programa de Pós-Graduação Educação e Docência, Belo Horizonte, 2016.
MELLO, Albimar Gonçalves de. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências naturais e Matemática. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.
MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 -2017). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 -2017). Relatório de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.
MENDES, Iran Abreu. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
MENDES, Iran Abreu. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Relatório de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.
MORAES, Edvaldo Alves de. Interface entre história e ensino de Matemática: um movimento lógico-histórico da medição do tempo e a atividade orientadora de ensino. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica. Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”. Bauru, 2018.
MORAES, Edvaldo Alves de. Uma atividade orientadora de ensino a partir do movimento lógico-histórico de medição do tempo. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. – Bauru: UNESP, 2018.
MORAES, Fernanda Carpintero de. Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história. Dissertação. (Mestrado Profissional PROFMAT). Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Programa de Mestrado em Matemática em Rede Nacional São Carlos, 2019.
ROMÃO, Freud. Matemática védica no ensino das quatro operações. Dissertação de Mestrado Profissional. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal: UFRN, 2013.
SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas; Práxis, 1998.
SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.
SILVA, Alexandre Oliveira da. A evolução dos algoritmos das operações aritméticas ao longo da história. Dissertação de Mestrado Profissional. Pós-Graduação em Educação Matemática. Vassouras: USS, 2016.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 194 PDF downloads: 96