O laboratório virtual de Educação Matemática na formação continuada de professores de Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024004

Palavras-chave:

Laboratório Virtual de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Formação continuada de professores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo confeccionar um Laboratório Virtual de Educação Matemática (LVEM) que ficará disponível para professores e estudantes da Educação Básica de Arraias-TO, em que terão acesso aos links que os guiarão a outras plataformas, tendo acesso a softwares e aplicativos que podem ser manipulados virtualmente. O estudo abordou os desafios enfrentados no ensino dessa disciplina. O LVEM, em conjunto com programas de formação continuada e o desenvolvimento de sequências didáticas, foi utilizado para explorar práticas pedagógicas e promover o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, estudo de campo e pesquisa-ação. Foi criada uma sala virtual (LVEM) com recursos para o ensino de Matemática e oferecido um curso de formação continuada aos professores. Eles elaboraram planos de ensino com Sequências Didáticas baseadas em ODA, implementando-os em suas salas de aula. Os resultados destacaram os benefícios do Laboratório Virtual de Educação Matemática para o ensino-aprendizagem da Matemática e a formação continuada dos professores, fornecendo uma abordagem eficaz que integra tecnologia, prática pedagógica e reflexão sobre o ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janeisi Lima Meira , Universidade Federal do Tocantins

Doutor pela Universidade Federal do Pará. Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil, e no do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde - PPGECS.

Evanette Costa Moura de Lima, Universidade Federal do Tocantins

Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora de matemática pela UFT. Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação na cidade de Arraias (SEMED), Arraias, Tocantins.

Referências

ALAM, F.; HADGRAFT, R. G.; SUBIC, A. Technology-enhanced laboratory experiments in learning and teaching. Using Technology Tools to Innovate Assessment, Reporting, and Teaching Prectices in Engineering Education, Hershey, United States, p. 289- 302, 2014.

ANDERSON, T. Getting the Mix Right Again: An Updated and Theoretical Rationale for Interaction. IRRODL, v. 4, n. 2, 2003. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/149/230>. Acesso em: 28 mai. 2023.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. 2.ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 1999.

CAMAS, N.; MANDAIA, M.; RIBEIRO, R.; MENGALLI, N. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. Reflexão e Ação, 21(2), 179-198. 2013. Disponivel em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3834. Acesso em: 28 mai. 2023.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. 425f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

GATTI, B. A. Os agentes escolares e o computador no ensino. Acesso: Revista de Educação e Informática. São Paulo, ano 4, Edição especial, p. 22-27, 2010.

GONÇALVES, I., Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. 2003. Disponível em: http://geocities.ws/ivanete20032002/aval-softword_iva.html. Acesso em:10 mar. 2024.

GRANDO, R. C.; NACARATO, A. M. Perpectivas oara a formação de professores que ensinam matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Ed. Especial: Pesq. Form. Prof. Ens. Mat, p. 01-09, jan./dez., 2022. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1981-1322. Disponivel em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86497. Acesso em: 22 mai. 2023.

MENDES, F. G. L. O professor de matemática e as dificuldades no ensino/aprendizagem dos conteúdos de matemática nas unidades escolares Átila Lira e Demerval Lobão no município de Angical do Piauí. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61604. Acesso em: 28 mai. 2023.

MIRANDA, G. L. (2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Revista de ciências da educação, n. 3, maio/ago.

PENTEADO, M. G.; BORBA, M. de C. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

RIBEIRO, T. N.; SOUZA, D. do N. A utilização do software Geogebra como ferramenta pedagógica na construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS). Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. Ano 2016, N°. 1, p. 36 – 51. Disponivel em: file:///C:/Users/USER/Downloads/4507-Texto%20do%20artigo-15505-1-10-20160817.pdf. Acesso em: 27 mai. 2023.

SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V.; SANTOS, L. S. B. dos. Dificuldades na aprendizagem matemática. 2007. TCC (Licenciado em Matemática) – Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/ Monografia_Santos.pdf. Acesso em: 26 mai. 2023.

SOUZA, C. T.; GIRAFFA, L. M. M. Recursos educacionais abertos como elemento de apoio para aprendizagem de conteúdos matemáticos: uma experiencia com o uso da Khan Academy. In: MELLO, D. E. (org). Reflexões e experiencias didáticas com tecnologias digitais. Londrina, PR: Editora Modrepérola, 2020, p. 365-385.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2.ed. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 155     PDF downloads: 97

Como Citar

MEIRA , Janeisi Lima; LIMA, Evanette Costa Moura de. O laboratório virtual de Educação Matemática na formação continuada de professores de Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024004, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024004. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/132. Acesso em: 21 nov. 2024.