LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Valdineia Ferreira dos Santos Piasson valpiasson@gmail.com
    SMEC
  • Renata Aparecida de Souza renatalibras78@gmail.com
    PPGECM/UNEMAT
  • Cláudia Landin Negreiros clnegreiros@unemat.br
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann beterambo@gmail.com
    UNIFESPA

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.121-134

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. LIBRAS. Formação de Professores. Ensino de Matemática.

Resumo

O presente trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre a formação inicial e continuada de uma professora e o ensino de Matemática para alunos surdos do ensino regular. Para tanto, abordamos a formação inicial e complementar de professores, especificamente, a formação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como possibilidade de ressignificação de sua prática docente no ensino de Matemática no contexto de sala de aula. Nesse contexto, tratamos do relato de uma professora cursista de um programa de pós-graduação em LIBRAS e Educação Inclusiva, em andamento, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT via Universidade Aberta do Brasil – UAB, no polo da cidade de Barra do Bugres-MT. O trabalho pautou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa. A produção dos dados desenvolveu-se por meio da entrevista semiestruturada e questionário, e os resultados apontaram para a existência de algumas lacunas na formação inicial, no que se refere à formação em LIBRAS, e sobre o descompasso entre o discurso de inclusão e a sua efetivação na prática no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 415     PDF downloads: 461

Como Citar

FERREIRA DOS SANTOS PIASSON, Valdineia; SOUZA, Renata Aparecida de; NEGREIROS, Cláudia Landin; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 121–134, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.121-134. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/17. Acesso em: 27 abr. 2024.