Aportes interpretativos de narrativas míticas em busca de noções matemáticas primeiras para o ensino

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023002

Palavras-chave:

Interpretação, Narrativa Mítica, Matemática

Resumo

Este trabalho visa apresentar uma discussão sobre as ideias matemáticas que podem ser encontradas no processo de análise, verificação e seleção das narrativas míticas, a partir da discussão de aportes interpretativos para a compreensão destas narrativas. Desta forma, tem como pergunta de investigação de que maneira podem ser relidas as narrativas míticas para mobilizar noções matemáticas na produção do conhecimento matemático em situações contextuais para o ensino? Nosso objetivo é discutir possibilidades que as narrativas míticas podem oferecer mediante ideias e noções matemáticas refletidas em cada uma delas por meio de um aporte interpretativo. A pesquisa é do tipo documental interpretativa, com foco teórico em problematizações, envolvendo análise de conteúdo e são explorados o contexto da investigação, dado que sua ação pode incentivar os alunos à construção e apreensão do conhecimento matemático. A intenção de um aporte interpretativo é para nortear o leitor após a leitura de cada narrativa mítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre em Educação e Docência na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado (lato sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio pelo Instituto Kennedy IFESP/RN (2009), Pós graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Pós graduado (lato sensu) em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007) e possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou como tutor à distância do curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Educação à Distância da UFOP. Tem interesse pelas áreas: cultura, etnomatemática e história da educação matemática

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). 

Carlos Aldemir Farias da Silva, Universidade Federal do Pará

Carlos Aldemir Farias da Silva é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, linha de pesquisa Docência e Diversidade. É graduado em Ciências Sociais (Antropologia), mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou pós-doutorado em Educação, com bolsa do CNPq (2013-2014), quando realizou pesquisa sobre práticas socioculturais com o propósito de fornecer subsídios à formação de professores da escola básica. É membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) e integrante do Núcleo Gera, ambos da UFPA. Desde 1997, é ligado, como pesquisador, ao Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) da UFRN. É editor de livros científicos e das revistas REMATEC e EXPERIMENTART. Coordenador da coleção Contextos da Ciência na Editora Livraria da Física (São Paulo). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Educação, e atua numa perspectiva inter-transdisciplinar nos seguintes temas: formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; práticas docentes e diversidade cultural; saberes da tradição; memória; povos tradicionais; mito; histórias de tradição oral na escola; e cultura.

Referências

AGUIAR, H. R. de. Exploração de Narrativas Míticas Indígenas para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

CABRERA, S. R. T. A etnomatemática: teoria e prática. 2004. 57 f. Monografia (Especialização) – Curso de Educação Matemática, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2004.

LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido. Mitológicas 1. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.

MENDES, I. A; FARIAS, C. A. Práticas socioculturais e educação matemática.1ª Ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

MENDES, I. A. Tendências Metodológicas no Ensino de Matemática. Volume 41. Belém PA: Editora da UFPA, 2008.

SCANDIUZZI, P. P.; MIRANDA, N. Resolução de problema matemático através da etnomatemática. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA-CBEm,1, 2000, São Paulo. Anais... São Paulo: EDUSP, 2000, p. 251-254.

VERGANI, T. A criatividade como destino: transdisciplinaridade, cultura e educação. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2009.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Métricas


Visualizações do artigo: 83     PDF downloads: 83

Como Citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo; MENDES, Iran Abreu; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Aportes interpretativos de narrativas míticas em busca de noções matemáticas primeiras para o ensino. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023002, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/107. Acesso em: 10 maio. 2024.