A utilização do baralho matemático como possibilidade de compreensão da tabuada

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024018

Palavras-chave:

Jogo, Matemática, Planejamento, Ensino

Resumo

Este estudo relata uma experiência sobre os benefícios que a adoção deste jogo, como recurso educacional, pode trazer para as aulas de matemática. A investigação se concentra na questão: como esse jogo pode contribuir para a compreensão dos números que compõem a tabuada? O objetivo é demonstrar como essa ferramenta pode servir como um estímulo poderoso e aumentar a motivação dos alunos, dado que muitos deles apresentam resistência ou dificuldades em compreender a relação entre a tabuada e seus resultados. O trabalho enfatiza que, além de um planejamento adequado, é crucial envolver todos os alunos no processo de aprendizagem, promovendo um diálogo bidirecional. Por fim, a pesquisa destaca que o contexto atual demanda aulas que adotem uma perspectiva mais participativa, sugerindo melhorias e a utilização de uma didática que favoreça essa interação, buscando maior eficácia no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Referências

DE OLIVEIRA, E. G. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

FELIPPE, A. C.; DA SILVA MACEDO, S. Contribuições dos jogos matemáticos e modelagem Matemática no ensino da Matemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e41411124886-e41411124886, 2022.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas, SP, 2000. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

KISHIMOTO, T. M. (org.). A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009.

PAIS, L. C. Ensinar e Aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. S. V.; Neide Pessoa; ISHIHARA (Cristiane Akemi). Cadernos do Mathema Ensino Médio - Jogos de Matemática. Porto Alegre: Artmed, v. 1, 2008.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Métricas


Visualizações do artigo: 35     PDF downloads: 18

Como Citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo. A utilização do baralho matemático como possibilidade de compreensão da tabuada. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024018, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024018. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/182. Acesso em: 9 mar. 2025.