A utilização do baralho matemático como possibilidade de compreensão da tabuada

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024018

Palabras clave:

Jogo, Matemática, Planejamento, Ensino

Resumen

Este estudo relata uma experiência sobre os benefícios que a adoção deste jogo, como recurso educacional, pode trazer para as aulas de matemática. A investigação se concentra na questão: como esse jogo pode contribuir para a compreensão dos números que compõem a tabuada? O objetivo é demonstrar como essa ferramenta pode servir como um estímulo poderoso e aumentar a motivação dos alunos, dado que muitos deles apresentam resistência ou dificuldades em compreender a relação entre a tabuada e seus resultados. O trabalho enfatiza que, além de um planejamento adequado, é crucial envolver todos os alunos no processo de aprendizagem, promovendo um diálogo bidirecional. Por fim, a pesquisa destaca que o contexto atual demanda aulas que adotem uma perspectiva mais participativa, sugerindo melhorias e a utilização de uma didática que favoreça essa interação, buscando maior eficácia no ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Citas

DE OLIVEIRA, E. G. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

FELIPPE, A. C.; DA SILVA MACEDO, S. Contribuições dos jogos matemáticos e modelagem Matemática no ensino da Matemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e41411124886-e41411124886, 2022.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas, SP, 2000. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

KISHIMOTO, T. M. (org.). A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009.

PAIS, L. C. Ensinar e Aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. S. V.; Neide Pessoa; ISHIHARA (Cristiane Akemi). Cadernos do Mathema Ensino Médio - Jogos de Matemática. Porto Alegre: Artmed, v. 1, 2008.

Publicado

2024-12-29

Métricas


Visualizações do artigo: 35     PDF (Português (Brasil)) downloads: 18

Cómo citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo. A utilização do baralho matemático como possibilidade de compreensão da tabuada. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024018, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024018. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/182. Acesso em: 9 mar. 2025.