A Simetria nas artes com Papel e Tesoura: uma experiência na sala de aula de Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020001

Palavras-chave:

Simetria, Matemática, Sala de aula

Resumo

Este relato de experiência descreve um projeto de tempo integral em uma escola da rede municipal de Minas Gerais, o qual discorre sobre o oferecimento de uma proposta de atividade que aborda uma temática relacionada a simetria. Para tanto, tem como pergunta de investigação quais são as possibilidades para se abordar o conteúdo de simetria mediante sua presença em nosso cotidiano, nas artes e nas formas geométricas? Dessa forma, tem como objetivo: possibilitar a elaboração de um modelo de atividade que permita ao aluno perceber que ao dispor duas figuras idênticas elas devem corresponder ponto a ponto. Devido à generalidade do assunto, houve a participação dos estudantes no decorrer da atividade possibilitando a criação de espaços para a discussão e esclarecimento de dúvidas. Foi possível perceber ao final desse processo a seriedade dos adolescentes participantes e principalmente um maior domínio deste conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre em Educação e Docência na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado (lato sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio pelo Instituto Kennedy IFESP/RN (2009), Pós graduado (lato sensu) em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Pós graduado (lato sensu) em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007) e possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou como tutor à distância do curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Educação à Distância da UFOP. Tem interesse pelas áreas: cultura, etnomatemática e história da educação matemática.

Referências

AQUINO, J. G. Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1998.

BRASIL. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1° e 2º ciclos). Brasília, DF: MEC/SEF.

GARCIA PASTOR, C. Uma escuela común para niños diferentes. La integración escolar. 2. ed. Barcelona: EUB., 1995 IN: TORRES González, José Antonio. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GARRIDO, E. Sala de aula: Espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e médio. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2002.

GIOVANNI, J. R.; FERNANDES, T. M.; OGASSAWARA, E. L. Desenho Geométrico: novo, Volume 3. São Paulo: FTD, 2002.

GONZÁLES, J. A. T. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MASSETTO, M. T. Didática: A aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.

MORIN, E. O Método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

Downloads

Publicado

2020-01-03

Métricas


Visualizações do artigo: 74     PDF downloads: 107

Como Citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo. A Simetria nas artes com Papel e Tesoura: uma experiência na sala de aula de Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 3, p. e2020001, 2020. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020001. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/91. Acesso em: 29 abr. 2024.