A utilização do baralho matemático como possibilidade de compreensão da tabuada

Authors

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024018

Keywords:

Jogo, Matemática, Planejamento, Ensino

Abstract

Este estudo relata uma experiência sobre os benefícios que a adoção deste jogo, como recurso educacional, pode trazer para as aulas de matemática. A investigação se concentra na questão: como esse jogo pode contribuir para a compreensão dos números que compõem a tabuada? O objetivo é demonstrar como essa ferramenta pode servir como um estímulo poderoso e aumentar a motivação dos alunos, dado que muitos deles apresentam resistência ou dificuldades em compreender a relação entre a tabuada e seus resultados. O trabalho enfatiza que, além de um planejamento adequado, é crucial envolver todos os alunos no processo de aprendizagem, promovendo um diálogo bidirecional. Por fim, a pesquisa destaca que o contexto atual demanda aulas que adotem uma perspectiva mais participativa, sugerindo melhorias e a utilização de uma didática que favoreça essa interação, buscando maior eficácia no ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

References

DE OLIVEIRA, E. G. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

FELIPPE, A. C.; DA SILVA MACEDO, S. Contribuições dos jogos matemáticos e modelagem Matemática no ensino da Matemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e41411124886-e41411124886, 2022.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas, SP, 2000. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

KISHIMOTO, T. M. (org.). A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009.

PAIS, L. C. Ensinar e Aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. S. V.; Neide Pessoa; ISHIHARA (Cristiane Akemi). Cadernos do Mathema Ensino Médio - Jogos de Matemática. Porto Alegre: Artmed, v. 1, 2008.

Published

2024-12-29

Métricas


Visualizações do artigo: 35     PDF (Português (Brasil)) downloads: 18

How to Cite

LOPES JÚNIOR, José Erildo. A utilização do baralho matemático como possibilidade de compreensão da tabuada. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 7, p. e2024018, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024018. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/182. Acesso em: 9 mar. 2025.