Conexões Históricas e Epistemológicas entre a Oxytome e a Elipse: Implicações para o Ensino de Seções Cônicas
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024003Palabras clave:
Elipse, Equação, História da Matemática, EnsinoResumen
Neste artigo, destaca-se o desenvolvimento histórico e epistemológico dos métodos para determinar a equação de uma cônica específica, desde Menêcmo com a Oxytome até as contribuições de Apolônio com a Elipse. O texto revela um movimento sequencial histórico, utilizando a História da Matemática para enriquecer o ensino da cônica que conhecemos como Elipse, explorando métodos diversos para determinar sua equação, culminando na expressão reduzida. Isso é feito a partir de uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias, secundárias e terciárias. Embora não se concentre nas potencialidades das tecnologias digitais, destaca-se o papel do GeoGebra na realização precisa de figuras e na compreensão de correlações geométricas e algébricas durante a investigação histórica. Consideramos que este tipo de investigação histórica é de importância conceitual para os professores e de importância didática para o desenvolvimento, apropriação e representação histórica não apenas dessa cônica, mas também de outras curvas, no âmbito científico e disciplinar da matemática e no seu ensino.
Descargas
Métricas
Citas
BORDALLO, Mirella. As Cônicas na matemática escolar brasileira: história, presente e futuro. 2011. 71f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) –Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011
BORGES, Thays de Souza. Geometria analítica nos livros didáticos: uma análise do modelo epistemológicos dominante para o ensino de cônicas no ensino médio. 2023. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023.
FOSSA, Jhon A. Recursos pedagógicos para o ensino da matemática a partir das obras de dois matemáticos da Antigüidade. In: Mendes, Iran Abreu; FOSSA, John; NÁPOLES VALDÉS, Juan E. (org.). A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. p. 79–136.
EECKE, Paul Ver. Les coniques d'apollonius de perge. 1963. 724 p.
ESTRADA, Maria; SÁ, Carlos; QUEIRÓ, João; SILVA, Maria do Céu; COSTA, Maria. História da Matemática. Universidade Aberta, 2000, 611p
LIMA, Elon. Geometria analítica e álgebra linear. 2 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2015.
MENDES, Iran Abreu. A investigação Histórica como Agente de Cognição Matemática na sala de aula. In: Mendes, Iran Abreu; FOSSA, John; NÁPOLES VALDÉS, Juan E. (org.). A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. p. 79–136.
LOPES, Juracélio Ferreira. Cônicas e aplicações. 2011. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática Universitária) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
MENDES, Iran Abreu. Usos da história no ensino de matemática: reflexões e experiências. 3. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022, 316 p.
MONTEIRO, Rubens Marinho. Resgate do Teorema de Dandelin no estudo de cônicas com o GeoGebra. 2014. 57f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2014.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; MENDES, Iran Abreu; CASTILLO, Luis Andrés. Atividades históricas com GeoGebra para explorar a representação geométrica do cone. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23117, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866.
SIQUEIRA, Carlos Alberto Fernandes de. Um estudo didático das cônicas: quadros, registros e pontos de vista. 2016. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
SILVA FILHO, Luiz Efigênio da. Cônicas: apreciando uma obra-prima da matemática. 2015. 141f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
SMITH, James. Las Bellezas Geométricas atrás de las Fórmulas Feas, 2013. Disponivel em: www.aprendematematicas.org.mx
URBANEJA, Pedro Miguel. El domínio de las secciones cónicas Apolônio. RBA: Espanha, 2017.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 136 PDF (Português (Brasil)) downloads: 64