Noções Matemáticas por trás da construção de uma Canoa de Remo

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022006

Palavras-chave:

Etnomatemática, Saber Tradicional, Canoa de Remo, Objetos Matemáticos

Resumo

Este trabalho aborda a matemática presente na construção de objetos, com foco na Etnomatemática, que explora conhecimentos matemáticos utilizados culturalmente por grupos de pessoas. O artigo analisa a matemática envolvida na fabricação de uma canoa de remo e sua conexão com o conhecimento científico e relaciona elementos matemáticos curvos com a Base Nacional Comum Curricular. Descreve-se o passo a passo da tarefa e abordam-se medidas, escavação e abertura por meio do fogo. Além disso, são apresentados dados matemáticos observados durante a construção da canoa e estabelecidas conexões entre o conhecimento tradicional e o científico. O trabalho sugere maneiras pelas quais professores podem incorporar experiências como essa em sala de aula e identificar objetos matemáticos nas estruturas das embarcações, nas ferramentas de carpintaria e no processo de produção, a fim de permitir que os alunos reconheçam, interpretem e integrem os conhecimentos científicos e tradicionais presentes na cultura do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josimar Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduando da Licenciatura em Matemática da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá, Pará, Brasil.

Ernesto Lucas Farias Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Graduando da Licenciatura em Matemática da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá, Pará, Brasil.

Daniele Pereira Smith, Universidade Federal do Pará - Cametá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cametá, Pará, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Autêntica, 1990.

FARIAS, C. A.; MENDES, I. A. (Org.). Práticas socioculturais e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014. (Coleção Contextos da Ciência). p. 335-365.

PANTOJA, L. F. L. et al. Etnomatemática e construção naval: os saberes de geometria dos carpinteiros navais da vila do Itapuá-vigia/PA. Revista Cocar, Belém, ed. esp., n. 3, p. 207-224, jan. 2017. Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA.

SOUSA, G. C.; PEREIRA, M. I. da C. Etnomatemática: conceito e aplicações. In: Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade – ENEM, 10, 2010, Salvador, Anais eletrônicos [...]. Salvador: SBEM-BA, 2010, p. 01-10. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/CC/T22_CC1042.pdf

Downloads

Publicado

2022-11-30

Métricas


Visualizações do artigo: 49     PDF downloads: 68

Como Citar

SILVA, Josimar Rodrigues da; GONÇALVES, Ernesto Lucas Farias; SMITH, Daniele Pereira. Noções Matemáticas por trás da construção de uma Canoa de Remo. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 5, p. e2022006, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022006. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/111. Acesso em: 12 maio. 2024.