Leitura e Escrita como possibilidade de auxílio na aprendizagem de conceitos matemáticos

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021009

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Matemática, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um projeto de Leitura e Escrita em Matemática, vinculado a disciplina de matemática, de forma contextualizada, imerso no cenário prático de sala de aula e vivenciado em uma escola estadual de Natal – RN. Tem por objetivo estimular os educadores a inserção de um espaço para a apresentação de ideias e sugestões que motive os estudantes, de forma prática a aquisição de conhecimentos matemáticos com sentido e significado. Para tanto, buscamos responder como construir uma compreensão em relação a Leitura e Escrita em Matemática, no contexto da educação básica, de forma que conecte os conceitos matemáticos com o exercício do pensamento de cada um, de forma prática? Para a compreensão deste cenário, discutimos ao longo deste relato a importância do professor em oferecer possibilidades de os estudantes trabalharem em grupo, para dividir o conhecimento e multiplicar o saber aprendido por meio de interconexões que envolvessem situações contextuais e os temas matemáticos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Biografia Autor

José Erildo Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas na Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.

BAIRRAL, M. A. O valor das interações virtuais e da dinâmica hipertextual no desenvolvimento profissional docente. Quadrante, ano 17, nº 22, 2002, p. 53-80.

BAIRRAL, M.; POWELL, A. A escrita e o pensamento matemático. São Paulo: Papirus, 2006.

BRITO, T. A. Koellreutter educador – O humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.

BRUNER, J. S. Toward a theory of instruction. Nova York: W. W. Norton, 1968.

MACHADO, N. J. Integração de saberes: considerações, constelações. 1ª ed. Curitiba [PR]: CRV, 2018.

SANTOS, S. M. P. (Org). O lúdico na formação do educador. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

SILVA, E. T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado

2021-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 72     PDF (Português (Brasil)) downloads: 55

Como Citar

LOPES JÚNIOR, José Erildo. Leitura e Escrita como possibilidade de auxílio na aprendizagem de conceitos matemáticos. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 4, p. e2021009, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021009. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/115. Acesso em: 22 nov. 2024.