Leitura e Escrita como possibilidade de auxílio na aprendizagem de conceitos matemáticos
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021009Keywords:
Leitura, Escrita, Matemática, AprendizagemAbstract
Este trabalho apresenta resultados de um projeto de Leitura e Escrita em Matemática, vinculado a disciplina de matemática, de forma contextualizada, imerso no cenário prático de sala de aula e vivenciado em uma escola estadual de Natal – RN. Tem por objetivo estimular os educadores a inserção de um espaço para a apresentação de ideias e sugestões que motive os estudantes, de forma prática a aquisição de conhecimentos matemáticos com sentido e significado. Para tanto, buscamos responder como construir uma compreensão em relação a Leitura e Escrita em Matemática, no contexto da educação básica, de forma que conecte os conceitos matemáticos com o exercício do pensamento de cada um, de forma prática? Para a compreensão deste cenário, discutimos ao longo deste relato a importância do professor em oferecer possibilidades de os estudantes trabalharem em grupo, para dividir o conhecimento e multiplicar o saber aprendido por meio de interconexões que envolvessem situações contextuais e os temas matemáticos escolares.
Downloads
Metrics
References
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.
BAIRRAL, M. A. O valor das interações virtuais e da dinâmica hipertextual no desenvolvimento profissional docente. Quadrante, ano 17, nº 22, 2002, p. 53-80.
BAIRRAL, M.; POWELL, A. A escrita e o pensamento matemático. São Paulo: Papirus, 2006.
BRITO, T. A. Koellreutter educador – O humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.
BRUNER, J. S. Toward a theory of instruction. Nova York: W. W. Norton, 1968.
MACHADO, N. J. Integração de saberes: considerações, constelações. 1ª ed. Curitiba [PR]: CRV, 2018.
SANTOS, S. M. P. (Org). O lúdico na formação do educador. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
SILVA, E. T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 72 PDF (Português (Brasil)) downloads: 55