Origamis modulares no ensino dos poliedros arquimedianos na sala de aula de tempo integral
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020002Palabras clave:
Poliedros arquimedianos, Origami modular, Ensino, GeometriaResumen
Reflete-se aqui sobre uma forma diferenciada de ensinar conceitos da geometria espacial ‒ especificamente, os Poliedros Arquimedianos ‒ no contexto da sala de aula de tempo integral. Objetivou-se, através da técnica do origami, construir dobraduras em material manipulável, para que os estudantes pudessem manusear o objeto em estudo e analisar suas propriedades e características ‒ assim, eles passam a ser agentes ativos nesse ambiente e mostram suas técnicas, seu raciocínio e suas habilidades. A metodologia utilizada despertou o espírito de cooperação entre os estudantes, pois, ao final do processo, as peças de cada um se juntariam para formar um poliedro. A atividade foi desenvolvida com uma turma de tempo integral do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Itabirito, MG, com 25 alunos de idades entre 11 e 15 anos. Foi possível observar o envolvimento dos estudantes participantes e a compreensão do objeto de estudo em questão.
Descargas
Métricas
Citas
ANTUNES, D. D. Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua autoimagem e autoestima. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
AQUINO, J. G. Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1° e 2º ciclos). Brasília: MEC/SEF, 2000.
D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. p. 17-28. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
GENOVA, C. Origami, contos e encantos. São Paulo: Escrituras, 2008.
LANG, R. J. Origami design secrets: Mathematical methods for na ancient art. Natick: A K Peters/CRC Press, 2003.
LOPER, B. Modular Origami: The art of polyhedral paper folding. Clarendon: Tuttle Publishing, 2016.
MORAN, J. Novos modelos de sala de aula. Revista Educatrix, Belém, n. 7, p. 33-37, 2014.
PANIZZI, C. A. F. L. As relações afetividade-aprendizagem no cotidiano da sala de aula: enfocando situações de conflito. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 27., 2014, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2004.
STOPASSOLI, M. A.; GAERTNER, R.; SCHMITT, M. A. B. Aprendendo a matemática: Ações integradoras entre a universidade e instituições de ensino básico. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 82-95, 2009.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 85 PDF (Português (Brasil)) downloads: 68