A produção de conhecimento matemático na elaboração de simuladores com GeoGebra

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022003

Palavras-chave:

Modos de produção, Relações de produção, GeoGebra, Professores de matemática

Resumo

Descreve-se a objetivação do conhecimento geométrico em um contexto de elaboração de simuladores com o GeoGebra realizada por professores de matemática. Tomou-se a ideia da lógica de produção do conhecimento matemático exposta na Teoria da Objetivação. Revelaram-se duas categorias de lógica: os modos de produção e as relações de produção que os participantes manifestam no desenvolvimento de uma atividade. A pesquisa envolveu 5 professores de matemática e física que assumiram o papel de promotores de aprendizagem nos clubes do GeoGebra. Os dados foram analisados em quatro fases: selecionar, transcrever, interpretar e decidir as discussões desses promotores sobre a validade das construções feitas pelos professores e apresentadas em vídeo. Os resultados revelam que os promotores utilizaram, durante o processo de instanciação do conhecimento geométrico, meios materiais como GeoGebra, livros e técnica de construção. Revelaram-se também algumas relações de produção, nomeadamente o trabalho colaborativo presente ao longo do encontro dos promotores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática. 

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

Referências

ANDONEGUI, M. La circunferencia y el círculo. Caracas: Federación Internacional Fe y Alegría, 2007.

D’AMORE, B. Saber, conocer, labor en didáctica de la matemática: una contribución a la teoría de la objetivación. In: BRANCHETTI, L. (ed). Teaching and Learning Mathematics. Some Past and Current Approaches to Mathematics Education. Isonomia, On-line Journal of Philosophy ‒ Epistemologica, p. 151-171, 2015. University of Urbino Carlo Bo. Disponível em:. http://isonomia.uniurb.it/epistemologica Acesso em: 15 ago. 2023.

DÍAZ, S.; PRIETO, J. P. Visualización en la simulación con GeoGebra. Una experiencia de reorganización del conocimiento matemático. Comunicación breve. In: SERRES, Y.; MARTÍNEZ, A.; INOJOSA, M.; GÓMEZ, N. (ed.). Memorias del IX Congreso Venezolano de Educación Matemática. Barquisimeto: ASOVEMAT, nov. 2016. p. 223-231.

EDEL, R. El rendimiento académico: concepto, investigación y desarrollo. REICE ‒ Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madri, v. 1, n. 2, 2003. Online. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55110208 Acesso em: 21 jul. 2023.

FIORITI, G. Prólogo. In: FERRAGINA, R. (ed.). GeoGebra entra al aula de matemática. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2012.

GUTIÉRREZ, R. Elaboración de simuladores con GeoGebra. Una actividad de modelación matemática mediada por tecnologías digitales. In: PRIETO, J. L.; GUTIÉRREZ, R. E. (org.). Memorias del III Encuentro de Clubes GeoGebra del Estado Zulia. Maracaibo: Aprender en Red, 2017. p. 234-252.

GUTIÉRREZ, R.; PRIETO, J. L.; ORTIZ, J. Matematización y trabajo matemático en la elaboración de simuladores con GeoGebra. Educación Matemática, México, v. 29, n. 2, p. 37-68, 2017.

HOHENWARTER, M. Dynamic investigation of functions using GeoGebra. DRESDEN INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGY AND ITS INTEGRATION INTO MATHEMATICS EDUCATION, 2006, Dresden. Anais […]. Dresden: [S. n.], 2006. p. 1-5.

LEONT'EV, A. N. Activity, consciousness, and personality. Englewood Cliffs: Prentice-Hall. 1978.

OLIVEIRA, G. S.; CUNHA, A. M. O.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Grupo Focal: uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa? Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 19, n. 41, p. 1-13, 2020.

PONTES-PEDRAJAS, A. Aplicaciones de las Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la educación científica. Primera parte: funciones y recursos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v. 2, n. 1, p. 2-18, 2005.

PRIETO, J. L. GeoGebra en diferentes escenarios de actuación. Revista CLIC: Conocimiento Libre y Licenciamiento, Caracas, v. 7, n. 14, p. 9-23, 2016.

PRIETO, J. L. Proyectos de simulación con GeoGebra. Una estrategia de desarrollo del pensamiento científico desde el servicio comunitario. 2017. Universidad del Zulia, Maracaibo, 2017.

RADFORD, L. La evolución de paradigmas y perspectivas en la investigación. El caso de la didáctica de las matemáticas. In: VALLÈS, J.; ÁLVAREZ, D.; RICKENMANN, R. (ed.). L’ctivitat docent intervenció, innovació, investigació. Girona: Documenta Universitaria, 2011. p. 33-49.

RADFORD, L. Three key concepts of the Theory of Objectification: Knowledge, knowing, and learning. Journal of Research in Mathematics Education, Barcelona, v. 2, n. 1, p. 7-44, 2013a.

RADFORD, L. Sumisión, alienación y (un poco de) esperanza: hacia una visión cultural, histórica, ética y política de la enseñanza de las matemáticas. In: RAMIREZ, A.; MORALES, Y. (ed). Memorias del I Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe. Santo Domingo: Plenary Lecture, nov. 2013b.

RADFORD, L. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, Cauca, v. 7, n. 2, p. 132-150, 2014a.

RADFORD, L. La enseñanza-aprendizaje desde una perspectiva histórico-cultural: la teoría de la objetivación. Ciclo de Conferencias en Educación Matemática – GEMAD. Bogotá: [S. n.], out. 2014b.

RADFORD, L. Methodological aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 18, p. 547-567, 2015.

RUBIO, L.; PRIETO, J. L.; ORTIZ, J. La matemática en la simulación con GeoGebra. Una experiencia con el movimiento en caída libre. International Journal of Educational Research and Innovation, Sevilla, v. 5, p. 90-111, 2016.

SÁNCHEZ, I. V. Las prácticas matemáticas en la elaboración de simuladores con GeoGebra. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática, Menção Docência) ‒ Universidad del Zulia, Maracaibo, 2017.

SÁNCHEZ, I. C.; PRIETO, J. L. Algunos ejemplos del uso experimental del GeoGebra en situaciones de simulación y diagramación. In: SERRES, Y.; MARTÍNEZ, A.; IGLESIAS, M.; GÓMEZ, N. (ed.). Memorias del IX Congreso Venezolano de Educación Matemática. Barquisimeto: [S. n.], nov. 2016. p. 244-256.

VILLAREAL, M. Tecnologías y educación matemática: necesidad de nuevos abordajes para la enseñanza. Revista Virtual Educación y Ciencia, Córdoba, v. 3, n. 5, p. 73-94, 2012.

Downloads

Publicado

2022-06-18

Métricas


Visualizações do artigo: 111     PDF downloads: 96

Como Citar

SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. A produção de conhecimento matemático na elaboração de simuladores com GeoGebra. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 5, p. e2022003, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022003. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/90. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)