Aportes interpretativos de narrativas míticas em busca de noções matemáticas primeiras para o ensino
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023002Palabras clave:
Interpretação, Narrativa Mítica, MatemáticaResumen
Este trabalho visa apresentar uma discussão sobre as ideias matemáticas que podem ser encontradas no processo de análise, verificação e seleção das narrativas míticas, a partir da discussão de aportes interpretativos para a compreensão destas narrativas. Desta forma, tem como pergunta de investigação de que maneira podem ser relidas as narrativas míticas para mobilizar noções matemáticas na produção do conhecimento matemático em situações contextuais para o ensino? Nosso objetivo é discutir possibilidades que as narrativas míticas podem oferecer mediante ideias e noções matemáticas refletidas em cada uma delas por meio de um aporte interpretativo. A pesquisa é do tipo documental interpretativa, com foco teórico em problematizações, envolvendo análise de conteúdo e são explorados o contexto da investigação, dado que sua ação pode incentivar os alunos à construção e apreensão do conhecimento matemático. A intenção de um aporte interpretativo é para nortear o leitor após a leitura de cada narrativa mítica.
Descargas
Métricas
Citas
AGUIAR, H. R. de. Exploração de Narrativas Míticas Indígenas para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
CABRERA, S. R. T. A etnomatemática: teoria e prática. 2004. 57 f. Monografia (Especialização) – Curso de Educação Matemática, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2004.
LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido. Mitológicas 1. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.
MENDES, I. A; FARIAS, C. A. Práticas socioculturais e educação matemática.1ª Ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
MENDES, I. A. Tendências Metodológicas no Ensino de Matemática. Volume 41. Belém PA: Editora da UFPA, 2008.
SCANDIUZZI, P. P.; MIRANDA, N. Resolução de problema matemático através da etnomatemática. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA-CBEm,1, 2000, São Paulo. Anais... São Paulo: EDUSP, 2000, p. 251-254.
VERGANI, T. A criatividade como destino: transdisciplinaridade, cultura e educação. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2009.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 128 PDF (Português (Brasil)) downloads: 107