Agressões Pedagógicas no Ensino da Matemática: reflexões a partir de vivências de um professor

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024010

Palavras-chave:

Agressões pedagógicas, Ensino de Matemática, Métodos tradicionais, Evolução pedagógica, Fenomenologia

Resumo

O presente trabalho é um relato e explora as experiências do autor 1 com as práticas de ensino de Matemática durante sua educação básica, entre 1985 e 1999, focando nas agressões pedagógicas e suas repercussões na aprendizagem. A análise do estudo reflete sobre a transição dessas práticas para abordagens mais contemporâneas no ensino e na aprendizagem da Matemática, considerando a influência histórica e a evolução dos métodos pedagógicos. O estudo adota uma perspectiva fenomenológica para investigar como essas experiências afetaram o desenvolvimento emocional, pessoal e profissional do autor 1 e como podem informar práticas educacionais mais humanizadas e eficazes nas perspectivas atuais.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Morais Pereira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Letras - Português e Inglês - Faculdades Integradas Brasil Amazônia (FIBRA/2014). Atualmente é professor da rede estadual de ensino público do Estado do Pará (SEDUC/PA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.É pós-graduado em Educação Especial com Ênfase em Atendimento Educacional (UNIFATEC/2020), em Docência do Nível Superior (UNIFATEC/2020) e em Didática e Prática Pedagógica na Educação Básica (UNIFESSPA/2022).

Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Atualmente Diretor da Faculdade de Ciências da Educação (FACED/ICH/UNIFESSPA). Professor Adjunto C 603 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Professor do PROFEI/UNIFESSPA e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM - UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Pesquisas e Estudos em Formação de Professores e Práticas Educativas (UNIFESSPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem, Educação Matemática Inclusiva.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

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Publicado

2024-08-28

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Como Citar

PEREIRA, Antonio Carlos Morais; COSTA, Walber Christiano Lima da; LOPES, Thiago Beirigo. Agressões Pedagógicas no Ensino da Matemática: reflexões a partir de vivências de um professor. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024010, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024010. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/170. Acesso em: 21 nov. 2024.