A formação docente pretendida pelos cursos de licenciatura em Matemática do IFTO

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022011

Palavras-chave:

Currículo, Formação Inicial, IFTO, Licenciatura, Matemática

Resumo

Na formação inicial, o futuro professor deve aprender os conteúdos específicos da sua área, bem como, ter conhecimento pedagógico, de modo que possa se especializar e/ou aprofundar tais conhecimentos a partir das suas experiências em sala de aula e por meio da sua formação continuada. Buscou-se neste trabalho, atender ao objetivo proposto de ‘verificar como estava a proposta de formação docente pretendida nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciaturas em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), em vigor, no período de 2009 a 2014’. Para tanto, utilizou-se como procedimento a análise documental. Os instrumentos foram os PPCs de Matemática dos campi Palmas e Paraíso do Tocantins, do IFTO. Conclui-se que a formação docente pretendida nos cursos de licenciaturas em Matemática do IFTO, expressa-se em uma ação pedagógica sistematicamente organizada com vista a preparação profissional do educador.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kenya Maria Vieira Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutora em Educação, Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Membro dos grupos de estudos e pesquisa Multidisciplinar em Trabalho colaborativo, do IFTO, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM) da UFMT Araguatins, Tocantins, Brasil. Professora (IFTO).

Marta Maria Pontin Darsie, UFMT

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Federal de Mato Grosso, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, em Ciências e Matemática/ da REAMEC, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Wesley Vieira da Silva, IFTO

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Técnico em Assuntos Educacionais, IFTO, Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Quintino Bocaiuva. Nº 2023, Araguatins, TO. Brasil.

Adriana Ferreira Lima, UFT

Mestranda em Biodiversidade, Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Referências

BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL, Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Despacho do Ministro em 4/3/2002, publicado no Diário Oficial da União de 5/3/2002a, Seção 1, p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf Acesso em: 11 abr. 2021.

BRASIL, Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP 09/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, graduação plena. Despacho do Ministro em 17/1/2002, publicado no Diário Oficial da União de 18/1/2002b, Seção 1, p. 31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf Acesso em: 11 abr. 2021.

BRASIL, Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002c. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf Acesso em: 12 abr. 2021.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2012.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemáticas: entre las tradiciones y la modernidade. Madrid: Ediciones Dias de Santos, 2014. E-book

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Campus Palmas. Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação. Palmas, IFTO: O Campus, 2010a.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Campus Paraíso do Tocantins. Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação. Paraíso do Tocantins, IFTO: O Campus, 2010b.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Campus Paraíso do Tocantins. Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação. Paraíso do Tocantins, IFTO: O Campus, 2013a.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO. Palmas, 2013b. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/ensino/biblioteca/documentos/tcc/regulamento.pdf Acesso em: 14 abr. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de Graduações Presenciais do IFTO. Palmas, 2013c. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/ensino/biblioteca/documentos/tcc/regulamento.pdf Acesso em: 14 abr. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO). Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura Presenciais do IFTO. Palmas, 2012. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-provados/regulamentos/regulamentos-cursos-graduacao/regulamento-estagio-supervisionado-cursos-licenciatura-presenciais-ifto-3edicao.pdf/view Acesso em: 14 abr. 2021.

NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Seminário Aprova Brasil. Soluções Moderna, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g41-67gcgss Acesso em: 09 abr. 2021.

OLIVEIRA, D. L. O Instituto Federal do Tocantins e a Formação de Professores: caminhos, contradições e possibilidades. 267f. Tese (Doutorado Universidade Federal de Goiás) Faculdade de Educação (FE), Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8180095 Acesso em: 11 out. 2020.

SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform, Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica (Perspectivas em educação matemática). Papirus Editora, 2008. E-book.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Papirus Editora, 2014. E-book.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Métricas


Visualizações do artigo: 37     PDF downloads: 29

Como Citar

LOPES, Kenya Maria Vieira; DARSIE, Marta Maria Pontin; SILVA, Wesley Vieira da; LIMA, Adriana Ferreira. A formação docente pretendida pelos cursos de licenciatura em Matemática do IFTO. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 5, p. e2022011, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022011. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/134. Acesso em: 8 maio. 2024.