Dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM): levantamento de Teses e Dissertações no período de 2006 a 2019

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021012

Palavras-chave:

Dificuldade de Aprendizagem em Matemática, Diagnóstico e encaminhamento, Laboratório de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento de uma pesquisa bibliográfica de dissertações e teses publicadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação em universidades públicas e privadas no Brasil. Foram analisadas 15 dissertações e 2 teses publicadas no período de 2006 a 2019. A análise da pesquisa é qualitativa-interpretativa. O objetivo visou mapear estudos já realizados no âmbito educacional na categoria Educação Matemática (Dificuldades de Aprendizagem em Matemática), para subsidiar investigações futuras delimitando novos campos de investigações. Entre os resultados encontrados, sobre o termo Dificuldade de Aprendizagem em Matemática, percebemos que em relação à sua conceituação, são utilizados de maneira ampla, referindo-se aos fatores orgânico, neuronal e pedagógicos. Entre as lacunas, observamos uma carência de trabalhos voltados para a realização de estudos bibliográficos com temáticas que envolvam o campo das dificuldades de aprendizagem em Matemática provenientes de fatores pedagógicos e a formação de professores pedagogos que ensinam Matemática no Ensino Fundamental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Aparecida da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Mestra em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, Juara-MT, Brasil.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP. Docente Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Cuiabá. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC.

Roseli Adriana Blümke Feistel, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC. Docente Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop (CUS), Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM).

Referências

ALMEIDA, D. M. O Atendimento a alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em situação de Dificuldade de Aprendizagem em Matemática: Concepções e Práticas de Professores Articuladores de Escolas Estaduais de Cuiabá-MT, 2017, 208f. Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2017.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTRO, E. R.; BARRETO, M. C. Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a formação e a prática do professor polivalente. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 7, n. 2, jul/dez. 2014.

COUTO, B. O professor articulador e o atendimento dos alunos em situação de dificuldade de aprendizagem matemática em escolas Estaduais de Cuiabá - MT. 2016, 167f. Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2016.

CHABANNE, J. L. Dificuldade de aprendizagem: um enfoque inovador do ensino escolar. Traduzido por Regina Rodrigues. São Paulo: Ática, 2006.143

DARSIE, M. M. P. A Reflexão Distanciada na Construção dos Conhecimentos Profissionais do professor em curso de Formação Inicial. Tese de Doutorado. USP. São Paulo, 1998.

DARSIE, M. M. P. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. UNICIÊNCIAS, v. 3, n. 1, 1999.

GASPERETTI, M. Computador na educação: guia para o ensino com novas tecnologias. São Paulo: Editora Esfera, 2001.

MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, Anos iniciais do Ensino Fundamental, (DRC-MT). Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá, 2018.

MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores / Iran Abreu Mendes; Miguel Chaquiam. Belém: SBHMat, 2016.

MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998. BRASIL.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Métricas


Visualizações do artigo: 137     PDF downloads: 62

Como Citar

SILVA, Renata Aparecida da; DARSIE, Marta Maria Pontin; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM): levantamento de Teses e Dissertações no período de 2006 a 2019 . CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 4, p. e2021012, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021012. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/133. Acesso em: 22 nov. 2024.