Dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM): levantamento de Teses e Dissertações no período de 2006 a 2019

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021012

Palavras-chave:

Dificuldade de Aprendizagem em Matemática, Diagnóstico e encaminhamento, Laboratório de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento de uma pesquisa bibliográfica de dissertações e teses publicadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação em universidades públicas e privadas no Brasil. Foram analisadas 15 dissertações e 2 teses publicadas no período de 2006 a 2019. A análise da pesquisa é qualitativa-interpretativa. O objetivo visou mapear estudos já realizados no âmbito educacional na categoria Educação Matemática (Dificuldades de Aprendizagem em Matemática), para subsidiar investigações futuras delimitando novos campos de investigações. Entre os resultados encontrados, sobre o termo Dificuldade de Aprendizagem em Matemática, percebemos que em relação à sua conceituação, são utilizados de maneira ampla, referindo-se aos fatores orgânico, neuronal e pedagógicos. Entre as lacunas, observamos uma carência de trabalhos voltados para a realização de estudos bibliográficos com temáticas que envolvam o campo das dificuldades de aprendizagem em Matemática provenientes de fatores pedagógicos e a formação de professores pedagogos que ensinam Matemática no Ensino Fundamental.

 

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Biografia do Autor

Renata Aparecida da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Mestra em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, Juara-MT, Brasil.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP. Docente Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Cuiabá. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC.

Roseli Adriana Blümke Feistel, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC. Docente Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop (CUS), Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM).

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Publicado

2021-12-27

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Como Citar

SILVA, Renata Aparecida da; DARSIE, Marta Maria Pontin; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM): levantamento de Teses e Dissertações no período de 2006 a 2019 . CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021012, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021012. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/133. Acesso em: 8 maio. 2024.