Atividades Experimentais na Exploração dos Conceitos de Volume e Capacidade com Futuros Professores de Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021010

Palavras-chave:

Experimentação, Volumes, Capacidade, Ensino Fundamental, Licenciatura em Matemática

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender a perspectiva dos futuros professores de Matemática em relação ao uso de atividades experimentais para explorar conceitos de volume e capacidade de sólidos geométricos. O objetivo está configurado como suporte para responder à questão norteadora: Quais são as perspectivas dos futuros professores de Matemática sobre o uso de atividades experimentais para explorar os conceitos de volume e capacidade? A pesquisa se desenvolveu na perspectiva da abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A coleta de dados aconteceu pelas respostas dos participantes à quatro questões problematizadoras de uma disciplina de Estágio. Como técnica de análise, usamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos permitiu constituir duas Categorias de Análise: (i) Conhecimentos dos Futuros Professores de Matemática sobre os Conceitos de Volume e Capacidade; (ii) Possibilidades do Ensino dos Conceitos de Volume e Capacidade por meio da Experimentação, pelas quais apresentamos nossas constatações e compreensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Acelmo de Jesus Brito, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Doutorando em Educação para Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás – IFG/Jataí-GO. Professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. 

Márcio Urel Rodrigues, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT;

Doutor em Educação Matemática – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro/SP. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugres/MT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT.

Luciano Duarte da Silva, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CRUZ, J. S O uso de investigações Matemáticas na abordagem da semelhança de triângulos e aplicações. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. 121p.

FEY, F. Experimentação Matemática como Possibilidade de (Re)Construção do Conhecimento na Educação Básica. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santo Antônio da Patrulha, RS, 2021.

FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. 226 p.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: Novos Cenários. Brasília: Unesco, 2019.

LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A P. (org.). Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, SBEM, ano III, nº 4. 1995.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. (Coleção Formação de Professores) Autores Associados, 3. ed. Campinas, SP, 2010. 140 p.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 3-38.

NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005.

RITTER, A. M. A Visualização no Ensino de Geometria Espacial: Possibilidades com o Software Calques 3D. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

RODRIGUES, M. U. Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas na Área de Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2019. 348 p.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, L. D. Conhecimentos presentes na disciplina de Análise nos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil. 236 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Métricas


Visualizações do artigo: 76     PDF downloads: 40

Como Citar

BRITO, Acelmo de Jesus; RODRIGUES, Márcio Urel; SILVA, Luciano Duarte da. Atividades Experimentais na Exploração dos Conceitos de Volume e Capacidade com Futuros Professores de Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021010, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021010. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/125. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)