A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Autores

  • Regimar Alves Ferreira regimar.mat@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí / Bolsista FAPEG
  • Luciano Duarte da Silva lucianoduartee@gmail.com
    INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS - GOIÂNIA

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.63-77

Palavras-chave:

Matemática Financeira. Educação Matemática Crítica. Formação de Professores de Matemática.

Resumo

Esta pesquisa compõe parte do projeto “Investigação Curricular das Disciplinas presentes nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil”, implementado no Instituto Federal de Goiás, que objetiva investigar as disciplinas que compõe as grades curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de 182 Licenciaturas em Matemática de todas as regiões geográficas do Brasil. Este artigo tem como objetivo analisar como a disciplina de Matemática Financeira está presente nos PPCs dos cursos e adequada à futura prática docente do professor de Matemática. As informações serão analisadas por meio dos procedimentos da Análise de conteúdos na perspectiva de Bardin (1977). Espera-se que esta pesquisa contribua para o aprofundamento do tema, para ampliação da construção de novos conhecimentos e no repensar de algumas práticas pedagógicas, a fim de, realizar possíveis reestruturações da referida disciplina nos cursos de formação inicial baseadas nas ideias da Matemática Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regimar Alves Ferreira, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí / Bolsista FAPEG

Graduado em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Iporá Goiás (2006). Pós-Graduado (Lato Sensu) em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015). Aluno regular do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí (2017 - cursando). Concursado na rede municipal de ensino desde 2012. Atualmente é professor na Educação Básica (PEB III) na EMEF Professor Clóvis Leão de Almeida - Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde - Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Luciano Duarte da Silva, INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS - GOIÂNIA

Licenciado e bacharel em matemática pela PUC-GO, mestre em matemática na área de Geometria Diferencial pela UFG e doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Atualmente sou professor e formador de professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)-Goiânia/GO. Sou membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG) onde tenho atuando principalmente em pesquisas que discutem os seguintes temas: O ensino das disciplinas específicas do curso de licenciatura em matemática; O ensino das disciplinas de educação matemática do curso de licenciatura em matemática;e políticas públicas voltadas a formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 383     PDF downloads: 381

Como Citar

FERREIRA, Regimar Alves; SILVA, Luciano Duarte da. A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 63–77, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.63-77. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/11. Acesso em: 25 abr. 2024.