Estado do Conhecimento das Dissertações e Teses sobre os Processos de Ensino e Aprendizagem de Estatística no Brasil

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023003

Palavras-chave:

Ensino de Estatística; Aprendizagem em Estatística; Estado do Conhecimento; Dissertações e Teses.

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou: investigar e analisar as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) relacionadas ao Ensino e Aprendizagem de Estatística produzidas pelos programas de pós-graduação no Brasil, no período de 2000 a 2021. A questão norteadora foi: “O que nos revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo o Ensino e Aprendizagem de Estatística desenvolvidas no período de 2000 a 2021 no Brasil?”. Para a coleta de dados, realizamos um levantamento nas bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e biblioteca digital do PROFMAT. Metodologicamente, realizamos uma abordagem qualitativa, na modalidade Estado do Conhecimento. O corpus foi constituído por 429 pesquisas, sendo 372 dissertações e 57 teses. Para a análise desse material, utilizamos a Análise de Conteúdo, a qual conduziu-nos à definição de 22 Eixos Temáticos, que foram inter-relacionados entre si para a constituição de seis Categorias de Análise, denominadas: (i) Ensino e Aprendizagem de Estatística na Educação Básica;(ii) Processos Formativos de Professores e o Ensino e Aprendizagem de Estatística; (iii) Ensino e Aprendizagem de Estatística no Contexto Teórico-Metodológico; (iv) Ensino e Aprendizagem de Estatística e suas Inter-relações Disciplinares e Interdisciplinares; (v) Abordagens Metodológicas no Ensino e Aprendizagem de Estatística; e (vi) Conceitos envolvendo a Educação Estatística, pelas quais apresentamos um mapeamento das principais tendências, além de indicarmos proposições de futuras pesquisas envolvendo temáticas que ainda precisam ser ampliadas no contexto do Ensino e Aprendizagem de Estatística no Brasil.

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Biografia do Autor

Daniela Silveira Rocha, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC /MT

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Professora da Secretaria de Educação – Porto Estrela/MT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Endereço: Rua: Vista Alegre, 63, Jardim Elite, Barra do Bugres/MT. CEP: 78390-000

Márcio Urel Rodrigues, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT;

Márcio Urel Rodrigues
Doutor em Educação Matemática (Unesp)
Professor da UNEMAT - Barra do Bugres/MT
márcio.rodrigues@unemat.br

 

Cláudia Landin Negreiros, Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugres/MT

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugres/MT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. Endereço: Rua Alfenas, 400, apto. 13, torre 1, Condomínio Reserva Bonifácia, Bairro Jardim Mariana, Cuiabá/MT. CEP: 78040-600.

Maria Elizabete Rambo Kochhann, Docente da Universidade Federal de Integração Latino-americana – Unila – Brasil

Doutora em Educação para a Ciência – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru/SP. Docente da Universidade Federal de Integração Latino-americana – Unila – Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Endereço: Rua Tarobá, 1005, apto. 1103, Centro, Foz do Iguaçu/PR. CEP: 85851-220.

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Publicado

2023-04-28

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Como Citar

ROCHA, Daniela Silveira; RODRIGUES, Márcio Urel; NEGREIROS, Cláudia Landin; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Estado do Conhecimento das Dissertações e Teses sobre os Processos de Ensino e Aprendizagem de Estatística no Brasil. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 6, p. e2023003, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023003. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/105. Acesso em: 29 abr. 2024.

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