CONHECIMENTOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
10.61074/2596-0172.2019.v2.95-112Resumo
Neste artigo, objetivamos evidenciar a maneira como os cursos de licenciatura em Matemática abordam os conhecimentos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória do futuro professor de Matemática que atuará na Educação Básica. Metodologicamente, utilizamos a abordagem qualitativa, para coletar, descrever e analisar os dados. Para coletar os dados utilizamos questionários online que foram respondidos por 21 futuros professores de Matemática matriculados em fase final (5º ao 8º períodos) de um curso de Licenciatura em Matemática. Para analisar os dados, recorremos a alguns conceitos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), pelos quais refletimos sobre a importância de abordar os conteúdos de Análise Combinatória na prática pedagógica dos futuros professores de Matemática na Educação Básica porque fazem parte do currículo do Ensino Médio. Os resultados indicam que 86% dos futuros professores de Matemática sentirão inseguros e terão muitas dificuldades para abordarem os tópicos de Análise Combinatória em suas aulas de Matemática no Ensino Médio, porque 66,7% desses futuros professores não aprenderam os conteúdos de Análise Combinatória durante o curso de Licenciatura em Matemática. Concluímos ressaltando a necessidade de readequações dos currículos das licenciaturas em Matemática para contemplar a futura prática profissional na Educação Básica.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 321 PDF downloads: 338