O CRESCIMENTO DA ALFACE APLICADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Tatiane Maria Pedrosa de Miranda tatymirandah@gmail.com
  • Luciana Bertholdi Machado lucianabm@unemat.br
    UNEMAT
  • Acelmo de Jesus Brito acelmo@unemat.br

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.146-160

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Ensino. Métodos dos Mínimos Quadrados. Alface.

Resumo

Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus de Barra do Bugres, cujo objetivo é desenvolver uma proposta de ensino de matemática por meio da Modelagem Matemática aplicada ao crescimento da alface, quanto à altura e diâmetro, sob a perspectiva de ajuste de curvas. Entendemos que é crescente a necessidade de elaboração de novas estratégica para o ensino de matemática e a Modelagem Matemática é uma alternativa metodológica que favorece as experiências vividas pelos próprios alunos. Para nosso estudo algumas etapas foram desenvolvidas: construção da horta, coleta de dados, ajuste de curva dos dados e análise dos resultados. Os resultados apontaram que um modelo de regressão polinomial fornece um bom ajuste para descrever a altura em função do diâmetro da alface.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino. Métodos dos Mínimos Quadrados. Alface.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 225     PDF downloads: 316

Como Citar

MIRANDA, Tatiane Maria Pedrosa de; MACHADO, Luciana Bertholdi; BRITO, Acelmo de Jesus. O CRESCIMENTO DA ALFACE APLICADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 1, n. 2, p. 146–160, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.146-160. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/35. Acesso em: 22 nov. 2024.