O CRESCIMENTO DA ALFACE APLICADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Tatiane Maria Pedrosa de Miranda tatymirandah@gmail.com
  • Luciana Bertholdi Machado lucianabm@unemat.br
    UNEMAT
  • Acelmo de Jesus Brito acelmo@unemat.br

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.146-160

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Ensino. Métodos dos Mínimos Quadrados. Alface.

Resumo

Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus de Barra do Bugres, cujo objetivo é desenvolver uma proposta de ensino de matemática por meio da Modelagem Matemática aplicada ao crescimento da alface, quanto à altura e diâmetro, sob a perspectiva de ajuste de curvas. Entendemos que é crescente a necessidade de elaboração de novas estratégica para o ensino de matemática e a Modelagem Matemática é uma alternativa metodológica que favorece as experiências vividas pelos próprios alunos. Para nosso estudo algumas etapas foram desenvolvidas: construção da horta, coleta de dados, ajuste de curva dos dados e análise dos resultados. Os resultados apontaram que um modelo de regressão polinomial fornece um bom ajuste para descrever a altura em função do diâmetro da alface.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino. Métodos dos Mínimos Quadrados. Alface.  

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
336
Dec 07 '18Dec 10 '18Dec 13 '18Dec 16 '18Dec 19 '18Dec 22 '18Dec 25 '18Dec 28 '18Dec 31 '18Jan 01 '19Jan 04 '195.0
| |

Downloads

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 244     PDF downloads: 336

Como Citar

MIRANDA, Tatiane Maria Pedrosa de; MACHADO, Luciana Bertholdi; BRITO, Acelmo de Jesus. O CRESCIMENTO DA ALFACE APLICADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 1, n. 2, p. 146–160, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.146-160. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/35. Acesso em: 5 abr. 2025.