PROJETOS DE ENSINO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO RURAL

Autores

  • MÁRCIO UREL RODRIGUES marcio.rodrigues@unemat.br
    Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • WILLIAM VIEIRA GONÇALVES williamvieira@unemat.br
    Docente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT.

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.146-162

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado. Modelagem Matemática. Educação Matemática Crítica. Escola Rural.

Resumo

O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Campus de Barra do Bugres – MT no semestre 2017/1. O foco foi elaborar, planejar e desenvolver Projetos de Ensino de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica pelos estagiários para alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Municipal São Benedito, localizada no Assentamento Cabaças – Zona Rural. Foram desenvolvidos cinco Projetos de Ensino, sendo que no Ensino Fundamental as temáticas abordadas foram: Modelagem Matemática e os derivados do leite (sexto ano); Produção de hortaliças em aulas de Matemática (sétimo ano); Modelagem Matemática na piscicultura (oitavo ano); e Modelagem Matemática na criação do gado de corte (nono ano). Já no Ensino Médio, a temática foi à produção de farinha em aulas de Matemática (primeiro e segundo anos). Esses projetos de Ensino objetivaram proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, oportunidades de aprenderem diversos conteúdos de Matemática – razão, proporção, porcentagem, regra de três simples, grandezas e medidas, funções, geometria entre outros - de uma maneira contextualizada, considerando a vivência e a realidade deles (assentamento rural).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

MÁRCIO UREL RODRIGUES, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT;

Márcio Urel Rodrigues
Doutor em Educação Matemática (Unesp)
Professor da UNEMAT - Barra do Bugres/MT
márcio.rodrigues@unemat.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8802973146318543  

WILLIAM VIEIRA GONÇALVES, Docente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT.

Doutor em Educação para Ciências – Unesp – Bauru/SP. Docente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Campus de Barra do Bugres/MT.

Downloads

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 333     PDF downloads: 313

Como Citar

RODRIGUES, MÁRCIO UREL; GONÇALVES, WILLIAM VIEIRA. PROJETOS DE ENSINO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO RURAL. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 146–162, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.146-162. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/23. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)