A Engenharia Didática no Ensino de Matemática: integração entre teoria e prática
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022001Palavras-chave:
Engenharia Didática, Ensino de Matemática, Teoria e Prática, Pesquisa em Educação MatemáticaResumo
Originada na França e intimamente ligada à Didática da Matemática, a Engenharia Didática foi proposta por Michelle Artigue para estabelecer uma ligação entre o conhecimento científico e a prática diária em sala de aula. Este artigo traz os resultados de uma pesquisa bibliográfica cujo "objetivo foi discutir a Engenharia Didática como um método de pesquisa acadêmica e profissional, principalmente voltada para o ensino de matemática". Baseado no trabalho de pesquisadores brasileiros e internacionais reconhecidos no campo da Engenharia Didática, este artigo argumenta que a Engenharia Didática facilita a conexão entre a academia e a prática de ensino. Por meio de sua implementação, as teorias desenvolvidas na academia podem ser validadas através da prática docente no ambiente escolar.
Downloads
Metrics
Referências
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
ARTIGUE, M. Engenharia didáctica. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.
BROUSSEAU, G. Problemes de didactique dês decimaux. Recherches en Didactique dês Mathématíques, v. 3, n. 3, p. 37-127, 1981.
BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 35 - 113.
CARNEIRO, V. C. G. Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, v. 13, n. 1, p. 87–120, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981. Acesso em: 30 jan 2022.
CHEVALLARD, Y. Conceitos fundamentais da didátictica: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 115-154.
DESLANDES, S. F.. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 31-50.
DOUADY, R. L'ingénierie didactique: un moyen pour l'enseignant d'organiser les rapports entre l'enseignement et l'apprentissage. Paris: IREM de Paris, v. 19, 1993. Disponível em: http://numerisation.irem.univ-mrs.fr/PS/IPS93010/IPS93010.pdf. Acesso em: 10 maio 2018. (Collection: Cahier de DIDIREM).
FARFÁN, R. M. Ingeniería didáctica: un estudio de la variación y el cambio. México: Grupo Editorial lberoamérica, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/31673962_Ingenieria_didactica_un_estudio_de_la_variacion_y_el_cambio_RM_Farfan_Marquez. Acesso em: 21 jan. 2022. (disponibilizado abertamente pela própria autora no portal researchgate.net).
JUCÁ, R. S.; BARROS NETO, A. J.; SÁ, P. F. A calculadora como recurso didático para o ensino dos números decimais. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, p. e22078, 2022. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/217/207. Acesso em: 12 jul. 2023.
LOPES, T. B.; PALMA, R. C. D.; SÁ, P. F. Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016). Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 159-181, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/34925. Acesso em: 23 dez. 2021.
MACHADO, S. D. A. Engenharia Didática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3ª. ed. São Paulo: EDUC, 2012. p. 233-247.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 9-30.
PAIS, L. C.. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 3ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SÁ, P. F.; ALVES, F. J. C.. A pesquisa em educação matemática e os fenômenos da sala de aula. In: NASCIMENTO, A. C. A.; MOURÃO, A. R. B. (Org.). Educação, Culturas e Diversidades. Manaus: EDUA, v. 2, 2011. p. 355-374.
SARRAZY, B. Le contrat didactique. Revue Française de Pédagogie, v. 112, p. 85-118, 2005. Disponível em: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/revue-francaise-de-pedagogie/INRP_RF112_8.pdf. Acesso em: 21 jan. 2022.
SILVA, B. G. S. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 223 f. Belém: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ccse.uepa.br/mestradoeducacao/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf. Acesso em: 13 maio 2017.
TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Botucatu: Curso de pedagogia da Unesp, 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/195. Acesso em: 05 maio 2017.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 678 PDF (Português (Brasil)) downloads: 290