A Engenharia Didática no Ensino de Matemática: integração entre teoria e prática

Authors

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022001

Keywords:

Engenharia Didática, Ensino de Matemática, Teoria e Prática, Pesquisa em Educação Matemática

Abstract

Originada na França e intimamente ligada à Didática da Matemática, a Engenharia Didática foi proposta por Michelle Artigue para estabelecer uma ligação entre o conhecimento científico e a prática diária em sala de aula. Este artigo traz os resultados de uma pesquisa bibliográfica cujo "objetivo foi discutir a Engenharia Didática como um método de pesquisa acadêmica e profissional, principalmente voltada para o ensino de matemática". Baseado no trabalho de pesquisadores brasileiros e internacionais reconhecidos no campo da Engenharia Didática, este artigo argumenta que a Engenharia Didática facilita a conexão entre a academia e a prática de ensino. Por meio de sua implementação, as teorias desenvolvidas na academia podem ser validadas através da prática docente no ambiente escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Thiago Beirigo Lopes, IFMT - Campus Confresa

Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil

Ademir Brandão Costa, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGEC na Universidade Federal Rural do Pernambuco UFRPE. Mestre pelo Programa Profissional de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Ensino de Matemática e Física pela UNINTER e especialista em Matemática do Ensino Médio pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Licenciado em Matemática pela UEPA. É membro do Conselho Editorial da Revista Gnosis Carajás. Professor efetivo da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA e da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás - SEMED/CC. Estuda e pesquisa sobre formação de professores e avaliação em larga escala no ensino de matemática, com foco na fração. Participa como estudante no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores - GEPEMFOR, do(a) Universidade Federal do Tocantins na linha de pesquisa História da Matemática. É pesquisador pelo Grupo de Estudos Avançados em Didática da Matemática - GEADM/PPGEC Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto C1 da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa. 

References

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.

ARTIGUE, M. Engenharia didáctica. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.

BROUSSEAU, G. Problemes de didactique dês decimaux. Recherches en Didactique dês Mathématíques, v. 3, n. 3, p. 37-127, 1981.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 35 - 113.

CARNEIRO, V. C. G. Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, v. 13, n. 1, p. 87–120, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981. Acesso em: 30 jan 2022.

CHEVALLARD, Y. Conceitos fundamentais da didátictica: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 115-154.

DESLANDES, S. F.. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 31-50.

DOUADY, R. L'ingénierie didactique: un moyen pour l'enseignant d'organiser les rapports entre l'enseignement et l'apprentissage. Paris: IREM de Paris, v. 19, 1993. Disponível em: http://numerisation.irem.univ-mrs.fr/PS/IPS93010/IPS93010.pdf. Acesso em: 10 maio 2018. (Collection: Cahier de DIDIREM).

FARFÁN, R. M. Ingeniería didáctica: un estudio de la variación y el cambio. México: Grupo Editorial lberoamérica, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/31673962_Ingenieria_didactica_un_estudio_de_la_variacion_y_el_cambio_RM_Farfan_Marquez. Acesso em: 21 jan. 2022. (disponibilizado abertamente pela própria autora no portal researchgate.net).

JUCÁ, R. S.; BARROS NETO, A. J.; SÁ, P. F. A calculadora como recurso didático para o ensino dos números decimais. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, p. e22078, 2022. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/217/207. Acesso em: 12 jul. 2023.

LOPES, T. B.; PALMA, R. C. D.; SÁ, P. F. Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016). Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 159-181, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/34925. Acesso em: 23 dez. 2021.

MACHADO, S. D. A. Engenharia Didática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3ª. ed. São Paulo: EDUC, 2012. p. 233-247.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 9-30.

PAIS, L. C.. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 3ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SÁ, P. F.; ALVES, F. J. C.. A pesquisa em educação matemática e os fenômenos da sala de aula. In: NASCIMENTO, A. C. A.; MOURÃO, A. R. B. (Org.). Educação, Culturas e Diversidades. Manaus: EDUA, v. 2, 2011. p. 355-374.

SARRAZY, B. Le contrat didactique. Revue Française de Pédagogie, v. 112, p. 85-118, 2005. Disponível em: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/revue-francaise-de-pedagogie/INRP_RF112_8.pdf. Acesso em: 21 jan. 2022.

SILVA, B. G. S. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 223 f. Belém: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ccse.uepa.br/mestradoeducacao/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf. Acesso em: 13 maio 2017.

TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Botucatu: Curso de pedagogia da Unesp, 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/195. Acesso em: 05 maio 2017.

Published

2022-01-16

Métricas


Visualizações do artigo: 678     PDF (Português (Brasil)) downloads: 290

How to Cite

LOPES, Thiago Beirigo; COSTA, Ademir Brandão; COSTA, Dailson Evangelista. A Engenharia Didática no Ensino de Matemática: integração entre teoria e prática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 5, p. e2022001, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022001. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/88. Acesso em: 24 nov. 2024.