ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS:UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES
UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.50-62Palavras-chave:
Pesquisa. Estratégias metacognitivas. Ensino-aprendizagem. Matemática.Resumo
Este texto apresenta um panorama das pesquisas publicadas no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados desta pesquisa foram obtidos no endereço eletrônico: http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#!/, no qual utilizamos como descritor de busca: “estratégias metacognitivas”, durante o período compreendido entre os anos de 1986 a 2017, sendo que foram encontrados cento e vinte e quatro (124) resultados que apresentam pesquisas realizadas em diversas áreas como: educação, saúde, engenharia, informática, entre outras. Destas, a primeira pesquisa desenvolvida com estratégias metacognitivas na área da educação foi no ano de 1993, sendo uma dissertação de mestrado em letras. Dos resultados encontrados, ressaltamos o número significativo de pesquisas desenvolvidas com estratégias metacognitivas na área de linguagens (leitura e escrita). E atentamos para os dados de que apenas 6,45% dos resultados encontrados, são pesquisas desenvolvidas com estratégias metacognitivas no processo de ensino-aprendizagem da matemática, demonstrando a necessidade de desenvolvimento de pesquisas com estratégias metacognitivas nesta área.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 296 PDF (Português (Brasil)) downloads: 349