Elaboração de Glossários como Objetos Digitais de Aprendizagem para ensino de Linguagem Matemática no Ensino Médio em uma Escola Plena de Mato Grosso
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020003Palavras-chave:
Relato de experiência, Disciplina eletiva, Tecnologias Digitais, Metodologias inovadoras, Ensino de MatemáticaResumo
Este relato tem como objetivo apresentar o processo ocorrido em uma disciplina eletiva que envolveu a construção de Glossários como recurso para o ensino e aprendizagem de Linguagem Matemática. O embasamento teórico e pedagógico incluiu a pesquisa de autores renomados, como Tarouco (2003), Bacich e Moran (2018) e Silveira (2010). O desenvolvimento dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) compreendeu cinco etapas: pesquisa e socialização sobre sistemas de numeração, investigação de símbolos matemáticos, leitura e resolução de problemas com termos algébricos, uso de aplicativos e, por fim, a escrita e organização dos Glossários pelos estudantes. Essa sequência didática permitiu observar o protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem, com um aprendizado significativo na conceituação e aplicação das terminologias matemáticas, além do uso adequado da escrita científica. O estudo destaca a importância dos ODA como aliados no desenvolvimento de metodologias inovadoras para o ensino da matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ALEXANDRE, M. R. Um estudo sobre Objetos Digitais de Aprendizagem no
processo de alfabetização e letramento. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional) –
Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. [recurso eletrônico]. – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.
BRAGA, J. C.; MENEZES, L. Introdução aos Objetos de Aprendizagem. Objetos de aprendizagem, volume 1: introdução e fundamentos / Organizado por Juliana Cristina Braga — Santo André: Editora da UFABC, 2014, p. 19-40.
FERREIRA, H. M.; ANDRADE, J. A. A.; LIMA, F. P. M. O trabalho com o léxico nas aulas de matemática. O que pode a linguística? Org. Silvana Nascimento Lianda. – Alagoinhas: Bordô-Grená, 2018, v. 2, p. 81-92.
MACIEL, C.; BACKES, E. M.. Objetos de aprendizagem, objetos educacionais, repositórios e critérios para a sua avaliação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá, 2012. Editora da Universidade Federal de Mato Grosso –EdUFMT – 2012, p. 161-192.
SILVEIRA, M. H.. O Glossário como Instrumento de Desenvolvimento em Contexto de Ensino de Matemática. São Paulo, 2010, Tese (Doutorado) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — 2010, p. 174.
TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. In: RENOTE – Revista Novas Tecnologias para a Educação. Porto Alegre: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED- UFRGS), v. 1. nº 1, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13628.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 128 PDF downloads: 58