Sentidos e implicações da prática como componente curricular na formação inicial do professor de Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019003

Palavras-chave:

Currículo e Formação de Professores de Matemática, Concepção do Professor Formador, UNEMAT - Cáceres

Resumo

Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso defendido no ano de 2017, que teve como objetivo compreender a abordagem da prática como componente curricular no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da Unemat/Cáceres, que foi implementado em 2014/1, e explorar as concepções dos professores formadores sobre o papel dela na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, documentais e de campo. Analisaram-se o PPC de 2014 da referida licenciatura e as entrevistas de três formadores. A partir da análise dos dados, conclui-se que, no papel, o problema da dicotomia entre teoria e prática parece estar resolvido. No entanto, ainda existem desafios a serem enfrentados para que essa articulação seja efetivamente refletida na prática docente do formador, visto que alguns professores acreditam que a articulação da prática como componente curricular é responsabilidade exclusiva das disciplinas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Marcela Madanês Chavier, PPGECM - UNEMAT

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela UNEMAT/Cáceres. Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela PROMINAS. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT), em Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.

Loriége Pessoa Bitencourt, PPGEdu/UNEMAT/Cáceres

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), do Câmpus “Jane Vanini”, no qual ministra aulas na licenciatura em Matemática. Docente Credenciada no PPGEdu/UNEMAT, em Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2019-09-10

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Como Citar

CHAVIER, Marcela Madanês; BITENCOURT, Loriége Pessoa. Sentidos e implicações da prática como componente curricular na formação inicial do professor de Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 2, n. 2, p. e2019003, 2019. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2019003. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/94. Acesso em: 11 maio. 2024.